Educação Física e Saúde - O Grande Salto para o Socialismo Moderno com Características Chinesas

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Educação Física e Saúde - O Grande Salto para o Socialismo Moderno com Características Chinesas

Mostrar registro completo

Título: Educação Física e Saúde - O Grande Salto para o Socialismo Moderno com Características Chinesas
Autor: Waiss, Ruan Fernando
Resumo: A Educação Física Escolar Chinesa é um campo pouco abordado e pesquisado no meio científico brasileiro, mesmo com o grande destaque do país no cenário mundial, geopolítico, econômico, tecnológico, educacional e esportivo. A presente pesquisa teve como objetivo investigar o sistema educacional da República Popular da China atualmente, em relação a sua organização curricular, de modo a conhecer e apreender o lugar destinado à Educação Física. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e documental, utilizando da Análise Conteúdo para identificar categorias de análise a serem aprofundadas. O documento analisado neste trabalho foi o “Normas Curriculares de Educação Física e Saúde, Edição 2017”, e a categoria de análise desenvolvida foi “Educação Física e Saúde”. Utilizamos também outros Documentos Oficiais do Governo da República Popular da China e do Ministério da Educação chinês, relacionados ao Currículo da Educação Física Chinesa, ao Direito Desportivo e do programa “China Saudável 2030”. Também foram empregados como fontes artigos, livros, documentários, filmes, vídeos e podcasts que puderam estabelecer diálogos e reflexões com os documentos oficiais, além de aproximações com o contexto chinês. A disciplina de Educação Física e Saúde apresenta em seus objetivos o intuito de promover saúde, aptidão física e a prática de esportes, indicando um atrelamento a uma concepção biológica de Educação Física. Concepção possivelmente adotada de países ocidentais, durante o processo das reformas educacionais, a partir de 2001. A disciplina de Educação Física e Saúde está ligada a um projeto nacional chamado “China Saudável 2030”, que se atenta para questões socioeconômicas, para além das biológicas, ao pensar a saúde e sua promoção. O governo nacional chinês indica a saúde, como aspecto indispensável para a construção de uma sociedade socialista moderna. Espera-se que este estudo contribua trazendo primeiras reflexões sobre a Educação Física Escolar Chinesa, e ressalta-se a importância de estudos brasileiros a respeito da China, uma vez que o país é o principal parceiro comercial do Brasil, e se mostra como um dos condutores da geopolítica global.The Chinese School Physical Education is a field not much discussed and researched in the Brazilian scientific environment, even with the country's great prominence in the world, geopolitical, economic, technological, educational and sports scenario. This research aimed to investigate the educational system of the People's Republic of China today, in relation to its curricular organization, in order to know and learn about the place destined to Physical Education. For this, a qualitative, exploratory and documentary research was carried out, using Content Analysis to identify categories of analysis to be deepened. The document analyzed in this work was the “Curriculum Standards of Physical Education and Health, 2017 Edition”, and the category of analysis developed was “Physical Education and Health”. We also used other Official Documents from the Government of the People's Republic of China and the Chinese Ministry of Education, related to the Chinese Physical Education Curriculum, Sports Law and the “Healthy China 2030” program. Articles, books, documentaries, films, videos and podcasts were also used as sources that could establish dialogues and reflections with official documents, in addition to approximate with the Chinese context. The subject of Physical Education and Health presents in its objectives the intention of promoting health, physical fitness and the practice of sports, indicating a connection to a biological conception of Physical Education. Concept possibly adopted from Western countries, during the process of educational reforms, from 2001. The subject of Physical Education and Health is linked to a national project called “Healthy China 2030”, which considers socioeconomic issues, in addition to biological ones. , when thinking about health and its promotion. The Chinese national government indicates health as an indispensable aspect for the construction of a modern socialist society. It is hoped that this study will contribute by bringing the first reflections on Chinese School Physical Education, and the importance of Brazilian studies on China is highlighted, since the country is Brazil's main trading partner, and is one of the main players of global geopolitics.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243560
Data: 2022-12-13


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC.pdf 832.8Kb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar