Abstract:
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O presente trabalho discorre sobre o estudo da dinâmica direcional de um veículo em pequenas e altas velocidades. Em um veículo, as condições de dirigibilidade e estabilidade direcional são essenciais para a segurança do piloto, pois são essas que irão traduzir as formas de reação do veículo para a direção do piloto. As formas construtivas de cada veículo influenciam diretamente no seu comportamento em diferentes condições de esterçamento, as quais traduzem fenômenos de subesterço, sobresterço e esterçamento neutro. O modelo de análise destas características pode ser simplificado para o modelo de bicicleta como primeira forma de estudo, considerando os ângulos de direção das rodas internas e externas iguais em altas velocidades. A influência da posição do centro de gravidade em relação ao eixo dianteiro e traseiro do veículo reflete diretamente nas condições de distribuição de cargas verticais nas rodas, contribuindo para alterações nos ângulos de deriva, as quais farão o piloto corrigir o ângulo de direção a fim de manter a trajetória da curva. A alteração de parâmetros construtivos de um veículo, com suas características de centro de gravidade, geometria de suspensão, regulagem e características de pneus, interferem nessas formas de condução e serão abordados no estudo aqui exposto. |