Abstract:
|
A educação básica é pauta frequente no debate público, recebendo críticas sobre a qualidade do ensino e a forma com que os recursos são destinados e aplicados no setor, sendo esses dois pontos relacionados em afirmações de que teríamos um ensino melhor caso os investimentos em educação fossem maiores. O objetivo do trabalho é analisar os investimentos em educação básica pública nos municípios de Santa Catarina e verificar sua relação com a qualidade do sistema de educação. Os conceitos utilizados abordam a relação entre educação e crescimento econômico, a Teoria do Capital Humano, a estrutura do sistema de financiamento do Brasil, o cálculo de correlação de Pearson e o cálculo do coeficiente de determinação. Os dados coletados foram o investimento em educação, a nota do Ideb e a quantidade de matrículas ativas, todos com abrangência municipal e segmentados para o ensino fundamental, de 2009 a 2021. A análise contemplou os trinta municípios catarinenses que possuem população superior a cinquenta mil habitantes. As análises encontraram baixos coeficientes de correlação e de determinação entre o investimento por aluno e a nota do Ideb, indicando baixa capacidade associativa e explicativa entre as variáveis. |