Abstract:
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Objetivo: Analisar e comparar a presença da área de lazer e recreação nos Projetos pedagógicos (PP) e nas ementas das
disciplinas de cursos de EF do Brasil, Chile e Uruguai. Métodos: Análise documental dos PP de quatro cursos de Educação
Física de uma universidade do Brasil (estado do Paraná), uma do Chile (região de Maule) e uma do Uruguai (departamento de
Rivera). Os PP dos cursos foram obtidos através dos websites das universidades. Resultados: Nos PP dos cursos de Licenciatura
em EF (Brasil), Pedagogia em EF (Chile) e Licenciatura em EF - Opção práticas educativas (Uruguai), evidenciou-se o conceito de
educação para o tempo livre. Encontrou-se que o curso de Bacharelado em EF (Brasil) possui maior carga horária de disciplinas
que tratam a temática tempo livre, lazer e recreação de maneira direta e indireta, seguido pelo curso de EF de Uruguai e de
Chile. Em geral, entre os assuntos que as disciplinas abordavam encontrou-se a relação do lazer com dimensões socioculturais,
com o desenvolvimento de políticas públicas, com a intervenção por meio de jogos e brincadeiras e com as atividades na
natureza. Conclusão: Evidenciaram-se similitudes e diferenças interessantes na abordagem da temática tempo livre, lazer e
recreação nos cursos de EF estudados, as quais se vinculam com a constituição do campo da EF e do próprio tempo livre, lazer,
ócio e recreação em estes países. |