dc.description.abstract |
Este trabalho se propôs a responder a seguinte questão: de que maneira as pessoas com
deficiência são retratadas no videoclipe “We’re the Superhumans” produzido pelo canal
de televisão inglês, Channel 4, e divulgado pelo IPC para promover os Jogos Paralímpicos
Rio/2016? Como base metodológica, utilizamos a análise do discurso e elencamos duas
categorias: Espetacularização da deficiência (supercrip) e Representação das pessoas
com deficiência. Identificamos que as pessoas com deficiência foram apresentadas sob
a ótica das capacidades e habilidades socioesportivas. A peça publicitária se restringiu
em veicular conteúdos que promovem a surpresa e o encantamento do público, omitindo,
por vezes, problemáticas desse universo, assim como a questão da acessibilidade.
Constatamos também a mobilização de três elementos para a representação das
pessoas com deficiência: 1 – Discurso nacionalista; 2 – A mediação informativa das
modalidades paralímpicas; e 3 – A projeção de futuro a partir da imagem da criança e
de novas modalidades esportivas. |
pt_BR |