Nas tramas do cinema: sensibilidades corporais e tecnologias digitais na relação ensino-aprendizagem em história

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Nas tramas do cinema: sensibilidades corporais e tecnologias digitais na relação ensino-aprendizagem em história

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Janielly Souza dos
dc.contributor.author Oliveira, Márcio Romeu Ribas de
dc.date.accessioned 2022-10-31T12:18:05Z
dc.date.available 2022-10-31T12:18:05Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241735
dc.description.abstract Pensar a relação ensino-aprendizagem em História é observar um universo de múltiplas possibilidades. Neste caminho, junto a turma de 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Iran Coelho Dantas, localizada no munícipio de Nova Palmeira – PB, o leque de possibilidades se abriu. Tendo como objetivo pensar as sensibilidades corporais e as tecnologias digitais na relação ensino-aprendizagem em História, a partir de tramas cinematográficas, este trabalho fora sendo esculpido. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa exploratória-descritiva de cunho qualitativa. Em um primeiro momento, na exibição do filme Guerra de Canudos, seguida de debate; na sequência foram escolhidas cenas do filme para serem reproduzidas pelos alunos, estes divididos em grupos. Após a construção/reprodução das cenas, elas foram exibidas para a turma e avaliado o trabalho realizado, a partir de debates e produção escrita de questionários. Os procedimentos analíticos dos dados coletados, junto aos debates e aos questionários, foram realizados por análise temática. Na construção das análises do material produzido, recorremos a discussões sobre corpo, sensibilidades, tecnologias digitais, educação, cultura, ensino de História, relação entre cinema e História. Ao desenharmos e colorirmos este trabalho, observamos que às reflexões elencadas são postas de maneira a inspirar novas práticas docentes e promover relações de ensino-aprendizagem em que os alunos se coloquem como personagens principais, protagonistas da sua História no âmbito da educação escolar. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Corpo pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Nas tramas do cinema: sensibilidades corporais e tecnologias digitais na relação ensino-aprendizagem em história pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
5.pdf 415.4Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar