Desempenho de métodos de avaliação subjetiva online para quantificar a irritabilidade do ruído de refrigeradores

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Desempenho de métodos de avaliação subjetiva online para quantificar a irritabilidade do ruído de refrigeradores

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Title: Desempenho de métodos de avaliação subjetiva online para quantificar a irritabilidade do ruído de refrigeradores
Author: Menegatt, Willian Fávero
Abstract: Os avanços tecnológicos têm permitido que pesquisas sejam realizadas remotamente e que os testes de escuta mostrem aplicações para avaliação da inteligibilidade de fala, da percepção musical e na identificação de perda auditiva. Nesse trabalho é apresentado o desenvolvimento de uma plataforma virtual e das interfaces gráficas para realização de testes subjetivos aplicados de forma remota on-line e presencialmente. A plataforma foi montada em três etapas: estrutura das interfaces, servidor local e hospedagem on-line. Os cinco sinais sonoros que foram selecionados basearam-se nas diferentes condições de ambiente para um refrigerador doméstico, quando instalado em cozinhas parcial ou totalmente integradas. Cinco métodos de avaliação subjetiva foram selecionados para executar os testes on-line e presenciais: Diferencial Semântico (DS), Ordenamento (OR), Comparação Pareada (CP), Escala de Respostas (ER) e Estimativa de Magnitude (EM). Os cinco pares de descritores escolhidos para o ensaio foram: silencioso/barulhento, não-metálico/metálico, agudo/grave, estável/vibrante, monótono/oscilante. O número de pessoas que responderam os testes de forma remota foi de 100, a amostra de estudo se mostrou bem diversificada nos quesitos região, idade e conhecimento na área de acústica, e a maioria dos participantes utilizou fones de ouvido do tipo auriculares. De maneira geral os participantes concordaram entre os métodos na definição do som A como o mais barulhento e metálico. O som E foi considerado o mais silencioso entre as respostas dos usuários. Para os métodos DS, ER e EM, foram constatadas ótimas correlações (R2 > 0,8) entre as métricas psicoacústicas e os descritores avaliados: Loudness/silencioso-barulhento, Sharpness/não-metálico-metálico e Sharpness/agudo-grave. As avaliações subjetivas realizadas presencialmente tiveram boas correlações com as respostas de maneira remota on-line, o que pode indicar a ferramenta web como uma alternativa aos ensaios presenciais habituais.Abstract: Technological advances have allowed research to be carried out remotely and listening tests show applications for the assessment of speech intelligibility, musical perception and the identification of hearing loss. This work presents the development of a virtual platform and graphical interfaces to perform subjective tests applied remotely online and in person. The platform was assembled in three stages: interface structure, local server and online hosting. The five beeps that were selected were based on the different ambient conditions for a domestic refrigerator, when installed in partially or fully integrated kitchens. Five subjective assessment methods were selected to perform the online and face-to-face tests: Semantic Differential (DS), Ranking (OR), Paired Comparison (CP), Response Scale (ER) and Magnitude Estimation (EM). The five pairs of descriptors chosen for the test were: silent/noisy, non-metallic/metallic, high/low, stable/vibrant, monotonous/oscillating. The number of people who answered the tests remotely was 100, the study sample was very diverse in terms of region, age and knowledge in the area of acoustics, and most participants used in-ear headphones. In general, participants agreed between the methods in defining sound A as the loudest and most metallic. Sound E was considered the quietest among users responses. For the DS, ER and EM methods, excellent correlations were found (R2 > 0.8) between the psychoacoustic metrics and the evaluated descriptors: Loudness/silent-noisy, Sharpness/non-metallic-metallic and Sharpness/high-low. The subjective assessments carried out in person had good correlations with the answers remotely online, which may indicate the web tool as an alternative to the usual face-to-face tests.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241023
Date: 2022


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