Exergames na Educação Física Escolar como potencializadores da ação docente na cultura digital

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Exergames na Educação Física Escolar como potencializadores da ação docente na cultura digital

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dc.contributor.author Lima, Marcio Roberto de
dc.contributor.author Mendes, Diego Sousa
dc.contributor.author Lima, Eduardo de Matos
dc.date.accessioned 2022-10-21T12:03:28Z
dc.date.available 2022-10-21T12:03:28Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240839
dc.description.abstract Este artigo relata a aproximação de uma escola pública urbana dos exergames (EXG) nas aulas de Educação Física Escolar (EFE). A pesquisa objetivou identificar significados atribuídos por um professor ao uso de EXG em sua prática pedagógica e sistematizar potencialidades e limitações da aproximação EXG-EFE. Foram utilizados dois videogames Xbox One com Kinect e contouse com a colaboração de um professor de EFE e de seus alunos do 3º ano do ensino médio. O estudo caracterizou uma Pesquisa-Ação tendo como base a introdução dos EXG nas aulas, o que permitiu: imersão de pesquisadores no contexto de estudo e suas aproximações dos sujeitos de pesquisa; intervenção no cotidiano escolar; realização de observações; geração de dados empíricos pela via da documentação audiovisual, questionários e entrevista. Em campo, foi possível constatar: reconfiguração dos espaços escolares para a EFE; ressignificações nas ações pedagógicas envolvendo um processo de revisão e reflexão sobre a prática; introdução de novos conteúdos de referência na unidade curricular; melhorias na motivação discente; desenvolvimento de uma cultura participativa discente. As limitações envolvendo o uso pedagógico dos EXG foram associadas ao número de alunos e ao tempo previsto para as aulas. Os indicadores sistematizados na pesquisa sugerem que os EXG propiciam um encontro positivo entre a escola, as práticas da EFE e a cultura digital, podendo essa tecnologia ser considerada como uma expansão das vivências corporais na unidade curricular. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Exergames pt_BR
dc.subject Educação Física Escolar pt_BR
dc.subject Cultura Digital pt_BR
dc.title Exergames na Educação Física Escolar como potencializadores da ação docente na cultura digital pt_BR
dc.type Article pt_BR


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