FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROPOSIÇÕES PARA O TRABALHO FORMATIVO NO MÓDULO FUNDAMENTOS-ÁREA SAÚDE – BIOMECÂNICA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA, NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE CARÁTER AMPLIADO

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROPOSIÇÕES PARA O TRABALHO FORMATIVO NO MÓDULO FUNDAMENTOS-ÁREA SAÚDE – BIOMECÂNICA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA, NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE CARÁTER AMPLIADO

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dc.contributor.author Taffarel, Celi Nelza Zulke
dc.contributor.author Hack, Cassia
dc.date.accessioned 2022-10-18T12:37:17Z
dc.date.available 2022-10-18T12:37:17Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240738
dc.description.abstract O trabalho investigativo trata da Formação de Professores de Educação Física, questiona o paradigma que divide a profissão em Licenciados e Bachareis, bem como a base teórica biologicista, naturalista, construtivista, idealista com que são tratados os conteúdos clássicos da área, em especial a Área da Saúde e dentro dela, a Biomecânica Aplicada à Educação Física e, a intervenção do Conselho Profissional nos campos de trabalho do profissional de Educação Física, apresentando elementos superadores. Esta crítica e proposição superadora é realizada a partir das contribuições da Teoria do Conhecimento Materialista Histórico-­‐Dialética, da Teoria Psicológica Histórico-­‐ Cultural, da Pedagogia Histórico-­‐Crítica e da Metodologia do Ensino da Educação Física Crítico-­‐ Superadora. Apresenta elementos para alteração do paradigma de formação, considerando: (a) necessidades e contingências colocados nos sistemas Educacional, Saúde, Lazer, Desportivo e das Políticas Públicas, neste momento histórico, de Estado de exceção e, de contrarreformas como é o caso da contrarreforma do ensino médio que retira Educação Física do Currículo escolar no Ensino Médio; (b) a base teórica advinda das explicações da Teoria Pedagógica Histórico-­‐Crítica, sobre a natureza e especificidade da Educação; (c) dos resultados da análise densa do trabalho formativo com a disciplina Biomecânica Aplicada à Educação Física no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFBA, no período de 2013 a 2016, de onde identificamos cientificamente os elementos teóricos para formular uma outra abordagem superadora do biologisismo, naturalismo, construtivismo e idealismo presentes na formação de professores. Concluímos que, o tempo histórico de avanço na destruição de forças produtivas que se manifesta na formação profissional e nas contrarreformas, por exemplo, do Ensino Médio, exige o enfrentamento e, que é possível, sim, a resistência ativa, por dentro dos currículos de formação de professores, considerando as contribuições teóricas da referência marxista, com aderência ao real concreto, a partir de experiências no trabalho formativo, como demonstramos aqui, com o trato do conhecimento de Biomecânica Aplicada à Educação Física. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Biomecânica Aplicada à Educação Física pt_BR
dc.subject abordagens teóricas na produção do conhecimento pt_BR
dc.title FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROPOSIÇÕES PARA O TRABALHO FORMATIVO NO MÓDULO FUNDAMENTOS-ÁREA SAÚDE – BIOMECÂNICA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA, NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE CARÁTER AMPLIADO pt_BR
dc.type Other pt_BR


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