dc.contributor.author | Taffarel, Celi Nelza Zulke | |
dc.contributor.author | Morschbacher, Márcia | |
dc.contributor.author | Hack, Cássia | |
dc.contributor.author | Luz, Sidnéia Flores | |
dc.date.accessioned | 2022-10-13T12:54:44Z | |
dc.date.available | 2022-10-13T12:54:44Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240598 | |
dc.description.abstract | O estudo documental analisa o que é essencial para a for mação inicial e continuada de professores e para o trabalho pedagógico da Educação Física. As fontes foram documentos da ANFOPE, CNE, CNTE, CONFEF/CREF, MEC, MNCR, poder legislativo. Concluímos que existe um embate entre perspectivas: utilitarista e pragmática, que considera essenciais a exploração, terceirização, precarização da formação e do trabalho docente; e contra hegemônica, na qual o essencial é a vida humanizada, fundada na valorização da docência e do magistério, na formação e atuação profissional, na defesa dos serviços públicos e na luta por outro modo de produção da vida. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Valorização do magistério | pt_BR |
dc.title | TRABALHO ESSENCIAL PARA A DEFESA DA VIDA EM MEIO A PANDEMIA: na formação inicial e continuada de professores, nas escolas e para além delas | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
2.pdf | 251.9Kb |
View/ |
Artigo |