Abstract:
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O presente trabalho trata sobre o relacionamento intergeracional entre idosos, crianças e adolescentes. A partir da análise das características das Comunidades de Aprendizagem e da compreensão da teoria da Docilidade Ambiental, este trabalho visa demonstrar como a relação entre esses dois grandes conceitos pode influenciar nas propostas projetuais de espaços que permitam a ocorrência de contatos intergeracionais. O objetivo é buscar respostas de como deve ser o ambiente para a realização de atividades que beneficiem as relações intergeracionais. A pesquisa realizada teve caráter bibliográfico, descritivo e exploratório. Com a compreensão do conceito formador das Comunidades de Aprendizagem, percebeu-se que o mesmo pode ser aplicado a qualquer tipo de ambiente e que sendo aplicados a espaços em que a Docilidade Ambiental se faz presente, torna-se muito mais fácil a ocorrência de relações intergeracionais entre crianças e idosos. E a partir desse entendimento formulam-se Condições Espaciais Facilitadoras que servirão de guias para futuros projetos arquitetônicos.
Palavras-chave: "relações intergeracionais", "co-educação entre idosos", "narrativas intergeracionais", "práticas coeducativas intergeracionais", "contato intergeracional", "fazenda infantil intergeracional", "socialização", "docilidade ambiental" |