A Implementação da Linguagem de Programação na Educação Escolar Utilizando o Scratch

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A Implementação da Linguagem de Programação na Educação Escolar Utilizando o Scratch

Mostrar registro completo

Título: A Implementação da Linguagem de Programação na Educação Escolar Utilizando o Scratch
Autor: Rocha, Jaine Sousa da; Gilson Cruz Junior, Gilson Cruz
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de investigar e discutir os limites e as possibilidades da implementação da linguagem de programação na educação escolar por meio do software Scratch. Do ponto de vista metodológico, opera na perspectiva do estudo de campo, cuja empiria foi obtida por meio de uma oficina de Scratch realizada com alunos do 5° ano do ensino fundamental em uma escola pública da cidade de Santarém, Pará. Também buscou informações complementares por meio da aplicação de questionários e entrevistas realizadas com os alunos participantes e a professora responsável pela sala informatizada da instituição. Como resultado, destaca que o Scratch é uma maneira fecunda de introduzir a linguagem de programação na educação escolar, além de oportunizar aos educandos experiências de construção ativa de conhecimentos abrangendo tanto a informática e a computação, quanto os conteúdos curriculares das disciplinas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240255
Data: 2020


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
3.pdf 726.8Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar