Clubes de Cartas e a Profissionalidade Docente: a produção de conhecimento docente a partir de um ambiente não acadêmico

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Clubes de Cartas e a Profissionalidade Docente: a produção de conhecimento docente a partir de um ambiente não acadêmico

Mostrar registro completo

Título: Clubes de Cartas e a Profissionalidade Docente: a produção de conhecimento docente a partir de um ambiente não acadêmico
Autor: Santana, Naomi Neri
Resumo: Este artigo investiga a produção de conhecimento docente no clube de cartas, a definição do que é um clube de cartas e como é sua dinâmica de funcionamento, mais especificamente do clube O Envelope de Papel. A presente pesquisa também analisa de que modo a participação de professoras e professores nesse espaço colabora com a profissionalidade desses/as docentes, tendo em vista que o Clube de carta pode ser entendido como um espaço informal de contribuição à profissionalidade docente baseado na definição de Maurice Tardif (2000). A metodologia foi baseada em entrevistas guiadas por questionários semi estruturados e para a análise dos discursos, as professoras foram organizadas em tipos sociais. Resultados mostram que a existência de tipos indica que cada docente possui sua forma de se expressar e que a construção da profissionalidade docente é multifacetada.This article investigates the production of teaching knowledge in the pen pal club, the definition of what a pen pal club is and how it works, more specifically the O Envelope de Papel club. The present research also analyzes how the participation of teachers in this space collaborates with the professionalism of these teachers, considering that the pen pal club can be understood as an informal space for contribution to teaching professionalism based on Maurice's definition Tardif (2000). The methodology was based on interviews guided by semi-structured questionnaires and for the analysis of discourses, the teachers were organized into social types. Results show that the existence of types indicates that each teacher has their own way of expressing themselves and that the construction of teaching professionalism is multifaceted.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240230
Data: 2022-09-08


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCL_NAOMI NERI SANTANA_30082022.docx.pdf 476.1Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar