PROGRAMA SEGUNDO TEMPO E O LAZER: ESFORÇOS DE PRODUÇÃO E A BUSCA COMUNICATIVA NA FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE NÚCLEO

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

PROGRAMA SEGUNDO TEMPO E O LAZER: ESFORÇOS DE PRODUÇÃO E A BUSCA COMUNICATIVA NA FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE NÚCLEO

Mostrar registro completo

Título: PROGRAMA SEGUNDO TEMPO E O LAZER: ESFORÇOS DE PRODUÇÃO E A BUSCA COMUNICATIVA NA FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE NÚCLEO
Autor: Ribeiro, Sheylazarth; Couto, Ana Cláudia Porfírio
Resumo: Implementado em 2003 pelo Ministério do Esporte, o Programa Segundo Tempo (PST) é uma ação que têm se dedicado a formação profissional para o esporte educacional. Entre os diferentes modelos de formação ao longo do percurso dessa política, atualmente ela se organiza em uma Capacitação presencial e uma capacitação à distância (EaD) que tratam a temática de lazer entre seus conteúdos. A Capacitação EaD é o objeto de estudo deste artigo que visa contribuir para pesquisas de formação profissional de esporte e lazer. O objetivo geral é compreender a EaD do PST por seus esforços de produção e como o lazer está presente no curso. Como objetivos específicos: descrever e analisar os esforços da Capacitação EaD do PST para alcançar os Coordenadores de Núcleo (CNs); descrever e analisar como o lazer é trabalhado dentro da Capacitação EaD. Como metodologia usamos uma entrevista semiestruturada com a Gestora da Capacitação à distância do PST e a participação e conclusão no curso EaD. Concluímos que a gestão da EaD no PST produz esforços nomeados de políticos, tecnológicos e estruturais. Quanto ao lazer dentro da Capacitação EaD verificamos que ele é trabalhado em módulo próprio no ambiente da capacitação a partir de diferentes linguagens (vídeo-aula, slides, texto questões de início de debate no fórum e questões específicas no questionário de avaliação do conteúdo). Analisamos que essas repetições do lazer em diferentes formatos na EaD familiarizam os conteúdos pela estética da repetição. Contudo, essa estratégia não amplia sua potência comunicativa quando olhamos o lazer na relação entre os módulos de outros conteúdos.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240155
Data: 2018


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
1.pdf 475.7Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar