PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS ORIENTADAS PELO DESIGN: RELATO DA PROJETAÇÃO DE UM EVENTO

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS ORIENTADAS PELO DESIGN: RELATO DA PROJETAÇÃO DE UM EVENTO

Mostrar registro simples

dc.creator Berger, Ana von Frankenberg
dc.creator Zambenedetti, Gabriela Würzius
dc.creator Eichenberg, Carolina Hermes
dc.date 2015-11-11
dc.date.accessioned 2022-09-23T12:27:25Z
dc.date.available 2022-09-23T12:27:25Z
dc.identifier https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1172
dc.identifier 10.29183/2447-3073.MIX2015.v1.n2.94-100
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240056
dc.description Este artigo relata a experiência de concepção de um evento orientada pelo Design Estratégico e baseada nos princípios da sustentabilidade. Trata-se de um congresso voltado ao público escolar, cujo objetivo central consistia em levar o interesse pela pesquisa científica aos professores e estudantes de ensino fundamental tendo como pano de fundo a temática da sustentabilidade. A equipe de Design buscou um alinhamento com práticas de sustentabilidade nos âmbitos social, econômico e ambiental, o que determinou as estratégias projetuais adotadas, as ações e os materiais desenvolvidos para o evento. Como resultados práticos desta atuação viu-se a formação de uma rede de atores envolvidos com a prática da sustentabilidade, o que levou à qualificação de ambientes educativos e ao compartilhamento de habilidades e conhecimentos. O caso apresenta a abordagem do Design Estratégico enquanto articuladora de redes através do entendimento sistêmico de projeto, o qual foi direcionado para o engajamento de atores que estariam fora de um projeto tradicional de evento, reforçando o viés de sustentabilidade social. O Design Estratégico, neste caso, converge com a abordagem do Design Social na medida em que se destaca uma preocupação social, sobretudo na inclusão de grupos produtivos de baixa renda para a confecção de produtos para o evento.ABSTRACTThis paper reports a Strategic Design driven event, based on principles of network and sustainability. This event was focused on students from public schools, and its main objective was to take an interest in scientific research on sustainability to teachers and elementary students. The design team sought alignment with sustainability practices in social, economic and environmental spheres, which determined the adopted design strategies, actions and materials developed for the event. As results, this actions saw the formation of a network engaged and involved with the practice of sustainability, which led to qualifying educational environments and the sharing of skills and knowledges. The case shows Strategic Design as a network articulator through a systemic understanding of the design practice, focusing on engaging actors not traditionally involved in the process, thus reinforcing the social sustainability dimension. Strategic Design, in this case, converges with the Social Design approach when it highlights social concerns, especially on including low income productive groups for the manufacture of products for the event.  pt-BR
dc.format application/pdf
dc.language por
dc.publisher UFSC - Federal University of Santa Catarina pt-BR
dc.relation https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/mixsustentavel/article/view/1172/536
dc.rights Copyright (c) 2016 MIX Sustentável pt-BR
dc.source Mix Sustentável; Vol. 1 No. 2 (2015): Mix Sustentável (edição especial - V SBDS); 94-100 en-US
dc.source MIX Sustentável; v. 1 n. 2 (2015): Mix Sustentável (edição especial - V SBDS); 94-100 pt-BR
dc.source 2447-3073
dc.source 2447-0899
dc.title PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS ORIENTADAS PELO DESIGN: RELATO DA PROJETAÇÃO DE UM EVENTO pt-BR
dc.type info:eu-repo/semantics/article
dc.type info:eu-repo/semantics/publishedVersion


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar