Abstract:
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O objetivo do estudo foi compreender a maneira que os jogos digitais são indicados pela Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) como conteúdo da Educação Física escolar. É uma análise documental, de caráter descritivo,
exploratório, com abordagem qualitativa dos dados. Os jogos digitais aparecem como parte do componente
Educação Física, previstos para o Ensino Fundamental – anos finais, no ano/faixa do 6º e 7º ano, na unidade
temática “Brincadeiras e Jogos”, definidos como objetos do conhecimento. Perante as possiblidades pedagógicas
envolvendo a cultura lúdica contemporânea, a proposta apresenta-se de maneira restritiva. O documento sugere
o desenvolvimento de habilidades sobre jogos digitais somente em dois níveis da Educação Básica, preterindo
outras faixas etárias. Ademais, a Base direciona o trabalho de maneira generalista quando deixa de mencionar
questões contemporâneas específicas dos jogos digitais, tal como os e-sports e os jogos de realidade aumentada
(o Pokemon Go). |