As ações afirmativas nos Programa de Pós-graduação da UFSC

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As ações afirmativas nos Programa de Pós-graduação da UFSC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Passos, Joana Celia dos
dc.contributor.author Paula, Viviane Alves de
dc.date.accessioned 2022-09-14T16:51:41Z
dc.date.available 2022-09-14T16:51:41Z
dc.date.issued 2022-09-13
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239062
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Estudos Especializados em Educação. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de implantação das ações afirmativas nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da UFSC com a intenção de contribuir com a construção de indicadores para a avaliação das políticas afirmativas na pós-graduação. Compôs a amostra da pesquisa 21 programas de pós-graduação acadêmicos da UFSC, campus Florianópolis, dentre as 9 áreas de conhecimento da universidade. Optou-se por analisar, primeiramente, os editais dos Programas que já adotavam Ações Afirmativas (AA) anteriormente à Resolução Normativa N. 145/2020/CUN (que instituiu a política de AA pelos PPGs da UFSC) e, em seguida, os editais anteriores e posteriores à normatização. Na análise primeira, foi observado que as AAs incluídas nos processos seletivos dos PPGs selecionados estavam mais voltadas para o ingresso dos/as estudantes atendidos/as pelas cotas, sobretudo os/as negros/as e indígenas, e menos para a permanência dos mesmos. A análise comparativa entre os editais anteriores e posteriores à aprovação da Resolução Normativa está em andamento. Todavia, já é possível elencar algumas mudanças percebidas na leitura dos editais, tais como: a variação do público-alvo da reserva de vagas, com inclusão de novos grupos e reserva maior para pessoas negras e indígenas; a presença de bancas de validação em todos os editais; notas de corte diferentes para vagas reservadas e de ampla concorrência; e, ainda, pouca oferta e prioridade de bolsas para o público atendido pelas AA. pt_BR
dc.format.extent Vídeo. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject ações afirmativas pt_BR
dc.subject pós graduação pt_BR
dc.subject cotas raciais pt_BR
dc.title As ações afirmativas nos Programa de Pós-graduação da UFSC pt_BR
dc.type Video pt_BR


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