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O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de implantação das ações afirmativas nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da UFSC com a intenção de contribuir com a construção de indicadores para a avaliação das políticas afirmativas na pós-graduação. Compôs a amostra da pesquisa 21 programas de pós-graduação acadêmicos da UFSC, campus Florianópolis, dentre as 9 áreas de conhecimento da universidade. Optou-se por analisar, primeiramente, os editais dos Programas que já adotavam Ações Afirmativas (AA) anteriormente à Resolução Normativa N. 145/2020/CUN (que instituiu a política de AA pelos PPGs da UFSC) e, em seguida, os editais anteriores e posteriores à normatização. Na análise primeira, foi observado que as AAs incluídas nos processos seletivos dos PPGs selecionados estavam mais voltadas para o ingresso dos/as estudantes atendidos/as pelas cotas, sobretudo os/as negros/as e indígenas, e menos para a permanência dos mesmos. A análise comparativa entre os editais anteriores e posteriores à aprovação da Resolução Normativa está em andamento. Todavia, já é possível elencar algumas mudanças percebidas na leitura dos editais, tais como: a variação do público-alvo da reserva de vagas, com inclusão de novos grupos e reserva maior para pessoas negras e indígenas; a presença de bancas de validação em todos os editais; notas de corte diferentes para vagas reservadas e de ampla concorrência; e, ainda, pouca oferta e prioridade de bolsas para o público atendido pelas AA. |
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