PERTENCIMENTO À CLASSE SOCIAL E PRÁTICAS CORPORAIS: REVISANDO O TEMA NA LITERATURA E ENSAIANDO RELAÇÕES POSSÍVEIS

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

PERTENCIMENTO À CLASSE SOCIAL E PRÁTICAS CORPORAIS: REVISANDO O TEMA NA LITERATURA E ENSAIANDO RELAÇÕES POSSÍVEIS

Mostrar registro completo

Título: PERTENCIMENTO À CLASSE SOCIAL E PRÁTICAS CORPORAIS: REVISANDO O TEMA NA LITERATURA E ENSAIANDO RELAÇÕES POSSÍVEIS
Autor: D’auria, Breno Brey; Mezzaroba, Cristiano; SANTOS, Silvan Menezes dos
Resumo: Objetivo: Refletir de forma ensaística, no sentido de compreender como uma literatura específica do campo da Sociologia tem interpretado o conceito de classe social e as relações que estipulamos quanto às possibilidades de acesso às práticas corporais de crianças e adolescentes. Metodologia: Inicialmente realizamos uma Revisão Sistemática, com base no protocolo (PRISMA) e na sequência desenvolvemos um ensaio, discutindo o conceito de classe social e a relação que tal categoria sociológica estabelece com as práticas corporais de crianças e adolescentes. Originalidade/relevância: A relevância do estudo está em refletir sobre os conceitos de classe social e do “efeito de distinção”, para compreender como eles influenciam o acesso e o “gosto” por determinadas práticas corporais, contribuindo assim para um melhor entendimento dos mecanismos sociais intervenientes nesse fenômeno. Principais resultados: Os estudos evidenciam que fatores como a classe social, a constituição familiar, a estrutura e o nível de segurança dos bairros influenciam o acesso e o tipo de prática corporal que as pessoas acabam se envolvendo. Com relação ao conceito de classe social utilizado pelos estudos, ficou evidente que a maioria possui uma visão economicista sobre essa questão, entendendo classe social como apenas “faixa de renda”. Contribuições teóricas/metodológicas: Procuramos evidenciar a necessidade dos pesquisadores do campo das políticas públicas e dos agentes políticos pensarem não apenas em indicadores demográficos como o IDH, mas também nas questões simbólicas para melhor entender e propor ações voltadas para as práticas corporais de crianças e adolescentes.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238939
Data: 2021


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
3.pdf 613.4Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar