INDÚSTRIA CULTURAL, ESPORTE E MÍDIA: FACES OCULTAS DO PODER SIMBÓLICO

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

INDÚSTRIA CULTURAL, ESPORTE E MÍDIA: FACES OCULTAS DO PODER SIMBÓLICO

Mostrar registro completo

Título: INDÚSTRIA CULTURAL, ESPORTE E MÍDIA: FACES OCULTAS DO PODER SIMBÓLICO
Autor: Pires, Giovani De Lorenzi; Ribeiro, Sérgio Dorenski Dantas
Resumo: Este estudo analisa o discurso midiático a partir do telespetáculo esportivo, numa situação particular: o Palmeiras na segunda divisão do futebol brasileiro. Estabelece uma crítica ao processo de mercadorização do esporte, perpassando pela Teoria Crítica e pelo conceito de Indústria Cultural, com conexões de análises críticas acerca do volume de informações oriundas da televisão, no futebol brasileiro. Caracteriza-se como um estudo descritivo numa abordagem qualitativa e faz da análise de conteúdo um instrumento de inferência e interpretação da realidade. Neste aspecto, aponta evidências indissociáveis entre o esporte tele-espetáculo e a Mídia na construção de uma ideologia de ordem do capital.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238844
Data: 2003


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
2003-2004-textos-anais-06.pdf 143.8Kb PDF Visualizar/Abrir "Anais de evento"

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar