INDÚSTRIA CULTURAL, ESPORTE E MÍDIA: FACES OCULTAS DO PODER SIMBÓLICO
Mostrar registro completo
Título:
|
INDÚSTRIA CULTURAL, ESPORTE E MÍDIA: FACES OCULTAS DO PODER SIMBÓLICO |
Autor:
|
Pires, Giovani De Lorenzi; Ribeiro, Sérgio Dorenski Dantas
|
Resumo:
|
Este estudo analisa o discurso midiático a partir do telespetáculo esportivo, numa
situação particular: o Palmeiras na segunda divisão do futebol brasileiro. Estabelece uma
crítica ao processo de mercadorização do esporte, perpassando pela Teoria Crítica e pelo
conceito de Indústria Cultural, com conexões de análises críticas acerca do volume de
informações oriundas da televisão, no futebol brasileiro. Caracteriza-se como um estudo
descritivo numa abordagem qualitativa e faz da análise de conteúdo um instrumento de
inferência e interpretação da realidade. Neste aspecto, aponta evidências indissociáveis
entre o esporte tele-espetáculo e a Mídia na construção de uma ideologia de ordem do
capital. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238844
|
Data:
|
2003 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo