Author:
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RIBEIRO, Sérgio Dorenski; LISBOA, Mariana; HACK, Cássia; COSTA, Antonio Galdino; OLIVEIRA, Márcio Romeu; MENDES, Diego; MOL, Mellyssa; BITENCOURT, Fernando; PIRES, Giovani
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Abstract:
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o tema da inclusão está na agenda da sociedade brasileira, notadamente a partir da
constatação de flagelos sociais como o crescente número de pessoas vivendo abaixo da linha de
pobreza, de crianças fora da escola, de desempregados, etc. Como compromisso social, a
universidade pública procura tematizar a questão e implementar ações que visem o seu
enfrentamento tanto teórico quanto prático, em que o lazer é tomado como possibilidade de
ação formativa. Na UFSC, são vários os projetos acadêmicos com este perfil, com diferentes
entendimentos sobre lazer e inclusão. Dois destes, a “Prática de Ensino em Escolas do MST” e
o “Brinca Mané” são tomados como objeto de estudo deste trabalho, em que documentos são
analisados, entrevistas, realizadas, e filmagens das atividades são igualmente procedidas. È
possível perceber influências do ideário político, econômico e social na forma como é pensada a
relação entre educação, lazer e inclusão no interior de cada um dos projetos, o que os faz
profundamente distintos em termos de perspectivas, ações e projetos históricos para a
sociedade. |