dc.contributor.author |
Ribeiro, Sérgio Dorenski Dantas |
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dc.contributor.author |
Pires, Giovani De Lorenzi |
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dc.date.accessioned |
2022-09-12T12:41:48Z |
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dc.date.available |
2022-09-12T12:41:48Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238842 |
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dc.description.abstract |
Este estudo analisa o fetiche produzido pela mercadoria esporte, a partir de uma
situação concreta: o surgimento de um Clube de Futebol de Fábrica (Associação Desportiva
Confiança) na cidade de Aracaju/SE no ano de 1949. Tendo como matriz teórica o
materialismo histórico e a crítica à economia política, parte do conceito de mercadoria e de sua
metamorfose analisando o esporte em suas várias dimensões de entendimento na modernidade
e na sua aproximação com a mídia quando esta media o seu espetáculo. A metodologia
configura-se numa abordagem qualitativa, partir do método dialético, cujo os procedimentos
para a coleta de dados incluem a captura em jornais, com recortes no período de 1949 a 1970 e
entrevistas. A interpretação dos dados realiza-se por meio da análise de conteúdo e que já
aponta alguns resultados preliminares, como o caráter mercadoria e espetáculo do esporte. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.subject |
Fetiche |
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dc.subject |
Mercadoria |
pt_BR |
dc.subject |
Esporte |
pt_BR |
dc.subject |
Indústria Cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Mídia |
pt_BR |
dc.subject |
Corpo do Trabalho |
pt_BR |
dc.title |
Da Fábrica ao Campo, Vender Tecido e Vender Espetáculo: Tecendo os Fios da História de um “Casamento Feliz” |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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