O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA? A EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO DE UM VÍDEO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA? A EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO DE UM VÍDEO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

Mostrar registro completo

Título: O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA? A EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO DE UM VÍDEO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Autor: Romansini, Leandro A.; Mezzaroba, Cristiano; Silva, Karla Cristina Mathoso da; Pires, Giovani de Lorenzi
Resumo: O que é Educação Física? É a primeira pergunta a ser feita para quem escolhe este curso e deseja tornar-se um profissional da área. É primordial que o acadêmico, na formação, tenha conhecimento das possibilidades, limitações, diversidades, e conheça também as diferentes ciências que se entrelaçam e formam o currículo do curso. Nas primeiras aulas da disciplina de Educação Física, Esporte e Mídia do curso de Educação Física/UFSC fomos desafiados a elaborar um vídeo educativo em que o tema principal seria as várias respostas para a pergunta inicial deste texto. A idéia da produção de vídeo tinha o propósito de que o mesmo servisse como instrumento de apoio didático pedagógico para a disciplina de Introdução à Educação Física (oferecida no primeiro semestre do curso). Em nossa proposta de formulação de uma ferramenta que proporcionasse reflexões sobre “O que é Educação Física”, dividimos as áreas de atuação em cinco grandes temas: Esporte (iniciação/treinamento); Educação (acesso à cultura de movimento e socialização); Saúde (promoção de saúde/qualidade de vida); Estética (corpo) e Lazer. Os cinco grupos foram compostos por duplas/trios, ficando responsáveis por entrevistar professores de Educação Física que atuassem e pesquisassem no tema investigado, assim como toda produção, do roteiro à edição final. O formato de “telejornal” foi escolhido para a dinâmica de apresentação, a fim de ser mais atrativo. Utilizou-se como material as filmadoras, microfones e a ilha de edição disponível no Labomídia (Laboratório de Mídia do CDS/UFSC). Um projeto como este, nos moldes da Educação para a mídia, permitiu concluir que experiências semelhantes contribuem para uma melhor formação, mais sólida, autônoma, crítica, participativa e criativa – atributos necessários no âmbito profissional (enquanto educadores) e pessoal (como cidadãos). Nada melhor para que as discussões que esta disciplina se propôs, sobre a relação Educação Física, seus profissionais, o esporte, a mídia e a sociedade
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238760
Data: 2005


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
2005-resumos-anais-10.pdf 14.56Kb PDF Visualizar/Abrir Anais de Evento

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar