Restos de uma rosa, imagens da infância de Clarice Lispector

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Restos de uma rosa, imagens da infância de Clarice Lispector

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor de Andrade, Ana Luiza Britto Cezar
dc.contributor.author Silva, Bruna Bittencourt
dc.date.accessioned 2022-09-06T23:51:08Z
dc.date.available 2022-09-06T23:51:08Z
dc.date.issued 2022-03-25
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238725
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso de Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa. pt_BR
dc.description.abstract Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma leitura dos contos “Restos de carnaval” e “Cem anos de perdão” de Clarice Lispector, ambos publicados no livro Felicidade Clandestina, a partir de algumas reflexões sobre o surgimento da experiência infantil na escrita literária. O que Clarice chamou de “restos” é justamente a matéria que Walter Benjamin diz ser fundamental perscrutar e mais importante do que relatar o que se encontrou nessa “escavação da memória”, é conseguirmos identificar o local onde essas lembranças do passado estão guardadas no presente. Dessa forma, considerando as contrariedades e a necessidade de rememorar o passado, um simples ato na infância, como o de se fantasiar no carnaval ou roubar rosas, se transforma em uma “cena histórica”, no sentido empregado por Carlos Drummond de Andrade. Com isso, o principal objetivo deste estudo é compreender essa acomodação das lembranças da infância na memória do narrador quando adulto, que revela uma experiência infantil autêntica, isto é, sem idealizações. pt_BR
dc.description.abstract This Course Conclusion Paper presents a reading of the short stories “Restos de carnaval” and “Cem anos de perdão” by Clarice Lispector, both published in the book Felicidade Clandestina, based on some reflections on the emergence of children's experience in literary writing. What Clarice called remains is precisely the material that Walter Benjamin says is fundamental to go through and more important than reporting what was found in this excavation of memory, is being able to identify the place where these memories of the past are kept in the present. Considering the difficulties and the need to remember the past, a simple act in childhood, such as dressing up at carnival or stealing roses, becomes a historical scene, in the sense used by Carlos Drummond de Andrade. Therefore, the main objective of this study is to understand this accommodation of childhood souvenirs in the narrator's memory as an adult, which reveals an authentic childhood experience, that is, without idealizations. pt_BR
dc.format.extent 58 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Clarice Lispector pt_BR
dc.subject Infância pt_BR
dc.subject Experiência pt_BR
dc.subject Imagem pt_BR
dc.title Restos de uma rosa, imagens da infância de Clarice Lispector pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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Versão final e ... runa Bittencourt Silva.pdf 941.5Kb PDF Visualizar/Abrir Versão final e revisada - TCC Restos de uma rosa, imagens da infância de Clarice Lispector - Bruna Bittencourt Silva

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