O gênero manifesto e o movimento modernista

DSpace Repository

A- A A+

O gênero manifesto e o movimento modernista

Show full item record

Title: O gênero manifesto e o movimento modernista
Author: Mendes, Maiara Casal; Silva, Thais Piloto da
Abstract: Este relatório apresenta nosso percurso na disciplina de Estágio de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura com alunos do 3º ano D do ensino médio do Colégio de Aplicação (CA/UFSC), cujo projeto de ensino é intitulado O gênero manifesto e o movimento modernista. Neste período de docência, em que foram previstas 11 aulas de regência, propomos um trabalho de ensino-aprendizado envolvendo manifestos vanguardistas e modernistas, a citar o Manifesto futurista, Manifesto surrealista e A emoção estética na arte moderna, e envolvendo Mário de Andrade e Pauliceia desvairada, ao adentrar em seu “Prefácio Interessantíssimo” e nos seus quatro primeiros poemas, “Inspiração”, “O trovador”, “Os cortejos” e “A escalada”. Tal projeto utiliza de uma metodologia baseada no método de sala de aula invertida (SCHNEIDERS, 2018) e no sociointeracionismo de Vigotski (2007), entre outros autores, buscando a participação ativa e o envolvimento dos alunos e de sua historicidade ao longo das aulas. Pensando no tema trabalhado, objetivamos o reconhecimento do período modernista, uma reflexão crítica sobre os textos lidos e produção textual de um manifesto, em duplas, como produto final do projeto, bem como uma socialização desta, baseando-se em Geraldi (1991). Para tanto, propomos análise dos textos para leitura e compreensão, estabelecendo intertextualidades e contextualidades e reflexões linguísticas, também para o reconhecimento das vanguardas europeias, o período modernista e o modernismo brasileiro e, ainda, para a identificação das características do gênero textual em questão. Como resultados, obtivemos o contínuo envolvimento e desenvolvimento dos alunos nas atividades propostas, sendo possível concretizar o planejamento, assim como obtivemos produções textuais ricas construídas pelos alunos, tanto em formato dissertativo-argumentativo, quanto poéticas, posteriormente exibidas no Colégio, cuja mostra foi chamada de “Exposição Pauliceia desvairada no CA”. Em relação à nossa experiência neste estágio, destacou-se a importância da prática docente na disciplina de língua portuguesa para nosso aperfeiçoamento, desde o planejamento de aulas até a regência, como também o contato com os alunos e com o ambiente escolar em geral, incluindo atividades extraclasse, os conselhos de classe e participativo e a exposição.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238591
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View
versão final - relatório.pdf 3.679Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar