FELIZ NA CONTEMPORANEIDADE: dos cuidados com a saúde aos cânones da estética. E vice-versa? Analisando o discurso midiático de VEJA

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FELIZ NA CONTEMPORANEIDADE: dos cuidados com a saúde aos cânones da estética. E vice-versa? Analisando o discurso midiático de VEJA

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Título: FELIZ NA CONTEMPORANEIDADE: dos cuidados com a saúde aos cânones da estética. E vice-versa? Analisando o discurso midiático de VEJA
Autor: MÓL, MELLYSSA DA COSTA
Resumo: A valorização da saúde e da estética não é novidade na história da humanidade. O que há de novo é a proporção que tal fenômeno assumiu na vida contemporânea já que é cada vez maior o interesse de grande parte da população pela prática de exercícios, dietas e cuidados corporais a fim de cultivar uma boa forma física e retardar o processo de envelhecimento. Não são poucas as estratégias divulgadas pela mídia nesse sentido. Em um tempo em que as descobertas científicas e tecnológicas avançam vorazmente e as possibilidades de intervenção sobre o corpo são cada vez maiores, “pipocam” na tv, nas revistas, na internet receitas milagrosas de como ficar mais bonito e mais saudável. Diante de tal contexto, este estudo tem como objetivo verificar as estratégias de construção do discurso midiático da revista Veja acerca das temáticas da saúde e da estética. Isto levando em conta que ao abordar um tema qualquer a mídia interfere diretamente nas percepções de realidade construídas pelas pessoas propondo a elas sobre o que pensar e discutir e que esta influência termina se fazendo presente no campo de intervenção do professor de Educação Física. O presente estudo trata-se de uma abordagem qualitativa de cunho descritivo-exploratório caracterizada como uma análise de produto midiático. Para a formação de quadro teórico de referência foram abordados tópicos conceituais relativos à mídia, à saúde e à estética numa perspectiva sociocultural. O corpus de análise do estudo é constituído por reportagens relacionadas à saúde e à estética de 32 exemplares da Veja e mais uma edição especial da revista. A interpretação do material coletado foi feita a partir do método de análise de conteúdo. A partir da análise dos dados foram verificados os eixos norteadores das narrativas. Estes se mostraram relacionados aos universos da atividade física, nutrição e intervenções tecnológicas sobre o corpo apresentando, de maneira bastante recorrente, o corpo belo como sinônimo do corpo saudável. Por fim, coube discutir a importância da Educação para a mídia na escola e nas universidades para formação de indivíduos autônomos e críticos frente ao que é veiculado pelos meios de comunicação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238553
Data: 2005


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