Para além da aparência: condições de vida, desafios e perspectiva dos estudantes da EJA, em Florianópolis-SC

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Para além da aparência: condições de vida, desafios e perspectiva dos estudantes da EJA, em Florianópolis-SC

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Title: Para além da aparência: condições de vida, desafios e perspectiva dos estudantes da EJA, em Florianópolis-SC
Author: Nascimento, Eron Keoma
Abstract: Com base na compreensão das contradições originadas pelo modo de produção capitalista, onde jovens e adultos necessitam interromper seu percurso escolar devido às necessidades impostas pelas condições de vida material, este trabalho tem como objetivo analisar as condições de reprodução social e as perspectivas futuras relacionadas à escolarização dos estudantes matriculados, em 2022, no Polo Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes, situado no bairro Rio Vermelho, vinculado à Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Florianópolis-SC. Em relação aos objetivos específicos, a pesquisa busca identificar as particularidades no mundo do trabalho na atualidade, compreendendo as correlações entre trabalho e educação, combinada com a análise das particularidades encontradas na EJA. A metodologia utilizada refere-se à revisão bibliográfica de obras que tratam de temáticas relacionadas ao modo de produção capitalista, à reprodução social da força de trabalho e à educação, as quais referenciam a realização de grupo focal, a aplicação de questionários e a análise qualitativa e quantitativa dos dados disponibilizados pelas fichas de matrícula dos estudantes da EJA, coletados por meio de pesquisa prévia realizada no Núcleo de estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (TMT). Os resultados encontrados demonstram que os estudantes que acessam a EJA são majoritariamente jovens, migrantes e com frequência inseridos em relações de trabalho precárias, que possuem um horizonte de esperança guiado pela educação, porém, esbarram nas contradições presentes na conjuntura atual.Based on the comprehension of the contradictions originated by the capitalist mode of production, where young people and adults need to interrupt their school career due to the demands imposed by the material life conditions, this work aims to analyze the conditions of social reproduction and future perspectives related to the schooling of students registered in 2022, in the Polo Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes (municipal public school), located in the Rio Vermelho district, linked to Youth and Adult Education (EJA) in Florianópolis-SC. Regarding the specific goals, this research seeks to identify the current particularities in the world of work, understanding the correlations between work and education, combined with the analysis of the particularities found in the EJA. The used methodology refers to the bibliography review of works that deal with themes related to the capitalist mode of production, the social reproduction of the workforce and education, which refer to the realization of a focal group, questionnaires application and qualitative and quantitative analysis of the data provided by the enrollment forms of EJA students, collected through previous research carried out by the study group Núcleo de estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (TMT). The found results show that students who access EJA are mostly young, migrants and often inserted in precarious work relationships, who have a horizon of hope guided by education, however, they come across against the contradictions present in the current conjuncture.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238545
Date: 2022-08-02


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