O lugar da oralidade na aula de Língua Portuguesa: uma análise a partir de propostas de ensino implementadas no Estágio Supervisionado do curso de Letras Português

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O lugar da oralidade na aula de Língua Portuguesa: uma análise a partir de propostas de ensino implementadas no Estágio Supervisionado do curso de Letras Português

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Título: O lugar da oralidade na aula de Língua Portuguesa: uma análise a partir de propostas de ensino implementadas no Estágio Supervisionado do curso de Letras Português
Autor: Bacelar, Helena Quiroga
Resumo: O presente trabalho analisa o lugar da oralidade nas aulas de Língua Portuguesa, de um modo geral, e em propostas de ensino na forma de relatórios finais de Estágio Supervisionado do curso de Letras Português, de um modo específico, objetivando investigar como essa prática de uso da língua é tratada nos documentos orientadores do ensino de Língua Portuguesa e nos textos científicos da área, como são desenvolvidas as atividades com essa prática nas propostas de ensino analisadas e como se deu o trabalho com essa prática na modalidade remota de ensino adotada em razão do isolamento social, imposto pela pandemia da covid-19. Dessa maneira, o estudo se configura como uma pesquisa qualitativa, de base interpretativista, já que foram adotadas a análise documental e a pesquisa bibliográfica como procedimentos metodológicos. Observou-se que os documentos orientadores e os textos científicos da área de ensino de língua apontam para a importância de um trabalho pautado nos usos reais da língua e que contemple as práticas de leitura, escrita, oralidade e análise linguística promovendo atividades igualmente sistematizadas com cada uma, visando à ampliação da competência comunicativa dos estudantes para uma plena participação social. Em contrapartida, constatou-se que as atividades com a oralidade presentes nas propostas de ensino analisadas, apesar de aparecerem em maior número, são menos sistematizadas já que, em geral, se tratam de eventos de oralização informais que servem de suporte para um trabalho mais sistematizado com outras práticas de uso da língua. No ensino remoto, por sua vez, verificou-se que, na maior parcela de propostas analisadas, as atividades com a oralidade perdem espaço já que as interações informais percebidas na modalidade presencial, passam a ser mediadas pela escrita.The present work analyzes the place of orality in Portuguese Language classes, in general, and in teaching proposals in the form of final reports of Supervised Internship of the Portuguese Letters course, in a specific way, aiming to investigate how this practice of use of the language is treated in the guiding documents of the teaching of Portuguese Language and in the scientific texts of the area, how the activities with this practice are developed in the analyzed teaching proposals and how the work with this practice took place in the remote teaching modality adopted due to the social isolation imposed by the covid-19 pandemic. In this way, the study is configured as a qualitative research with an interpretive basis, since document analysis and bibliographic research were adopted as methodological procedures. It was observed that the guiding documents and scientific texts in the area of ​​language teaching point to the importance of a work based on the real uses of the language and that contemplates the practices of reading, writing, orality and linguistic analysis promoting activities equally systematized with each one aimed at expanding students' communicative competence for full social participation. On the other hand, it was found that the activities with orality present in the analyzed teaching proposals, despite appearing in greater numbers, are less systematized since, in general, they are informal oralization events that serve as support for a more efficient work systematized with other language use practices. In remote teaching, in turn, it was found that, in most of the proposals analyzed, activities with orality lose space since the informal interactions perceived in the face-to-face modality are mediated by writing.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238285
Data: 2022-07-15


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