dc.description.abstract |
Neste trabalho encontra-se o relatório dos Estágios Supervisionados I e II realizados no Colégio de Aplicação (CA) da UFSC, em Florianópolis, de forma remota na turma do oitavo ano do ensino fundamental do CA nos semestres 2021.1 e 2021.2. O estágio foi trabalhado em duas partes: primeiramente foram estudados textos teóricos sobre o ensino e a abordagem comunicativa. Ao mesmo tempo, foram observadas seis aulas em diferentes turmas, três do ensino fundamental e três do ensino médio, e escolhida a turma do 8º ano para a qual foram preparadas as cinco aulas propostas para o Estágio II sobre o tema „Tagesabläufe”. Nesse segundo estágio, os planos de aula foram reanalisados em conjunto com o orientador e a professora de alemão da escola, a fim de serem feitas as mudanças necessárias para a sua efetiva realização e o alcance dos objetivos propostos. Como resultado deste trabalho posso ressaltar que o estágio foi enriquecedor quanto à reflexão, ao diálogo e ao aprendizado pessoal que contribuíram para a minha formação como professora de alemão. Ser professora é estar em constante processo de aprendizagem, sempre atenta às mudanças e disposta a encarar os desafios que podem aparecer, como foi a pandemia de COVID-19. |
pt_BR |