“Habitar a estrela impiedosa do poema”: uma poesia para o real, em Transposição, de Orides Fontela.

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“Habitar a estrela impiedosa do poema”: uma poesia para o real, em Transposição, de Orides Fontela.

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Título: “Habitar a estrela impiedosa do poema”: uma poesia para o real, em Transposição, de Orides Fontela.
Autor: Nunes, Waléria
Resumo: Esta monografia de conclusão de curso tem como objeto de estudo o livro Transposição de 1969 da poeta Orides Fontela. O livro se funda na busca poética sobre o impossível desde uma perspectiva psicanalítica. Dessa forma, a análise da obra concentra-se em entender como o real lacaniano aparece nos poemas desse livro. A pesquisa parte da investigação de como diferentes tradições poéticas buscavam dar nome ao irrepresentável – a partir do texto “O poeta e o silêncio” de George Steiner –, e de que maneira essas tradições podem se relacionar ao real psicanalítico. Para tal, exponho o conceito de real elaborado por Jacques Lacan, diferenciando-o das instâncias simbólica e imaginária, para pensar o real na poesia. Posteriormente, busco mapear as operações poéticas que possibilitam a aparição do indizível através da palavra, recorrendo aos teóricos Prigent e Badiou, bem como ao poeta Mallarmé. Esse trajeto teórico fundamenta as análises dos poemas de Transposição, obra que se alicerça no ato de transpor os limites da palavra, tendo o real como seu expoente inelutável.Cette monographie de fin de cours a pour objet d’étudier le livre Transposition (1969) de la poète Orides Fontela. Le livre se fonde sur la recherche poétique sur l’impossible d'un point de vue psychanalytique. Ainsi, l'analyse de l'œuvre s'attache à comprendre comment le réel lacanien apparaît dans les poèmes de ce livre. La recherche part de l'investigation de la manière dont différentes traditions poétiques ont essayé de nommer l'irreprésentable - en se basant sur le texte "Le poète et le silence" de George Steiner -, et comment ces traditions peuvent se rapporter au réel psychanalytique. Pour cela, j’expose le concept de réel élaboré par Jacques Lacan, le distinguant des instances symbolique et imaginaire, pour penser le réel dans la poésie. Par la suite, je cherche à cartographier les opérations poétiques qui rendent possible l’apparition de l’indicible à travers le mot, en utilisant les théoriciens Prigent et Badiou, ainsi que le poète Mallarmé. Ce chemin théorique fonde les analyses des poèmes de Transposition, œuvre qui s’appuie sur l’acte de franchir les limites de la parole, ayant le réel comme exposant incontournable.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238095
Data: 2022-07-12


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