Abstract:
|
O presente Trabalho de Conclusão de Curso se designa como um projeto arquitetônico de uma arquitetura comunitária a ser produzida para o bairro da Tapera no qual fica situado ao sul do município de Florianópolis, e emerge de um contexto de movimentação de seus residentes na participação comunitária, que tange a procura por melhorias para o bairro e com enfoque nos espaços propícios para o encontro, confraternização e conexão entre pessoas, necessidade reforçada pelo atual cenário em que é realizado este trabalho.
A realidade do cenário pandêmico trouxe consigo muitas mudanças, uma delas foi o afastamento das pessoas, a diminuição drástica nos encontros do dia-a-dia, nos contatos, nos deslocamentos pela cidade e diante da necessidade das pessoas se isolarem em suas residências, ficou claro a necessidade das pessoas em relação ao encontro e o contato com a cidade, com pessoas e com a natureza.
Compreendendo que um espaço voltado para a comunidade estimula a diversidade e a integração, pretende-se inserir uma arquitetura comunitária que forneça apoio social, que propicie atividades educacionais, profissionalizantes, culturais, esportivas, recreativas e ambientais, que fortaleça as relações sociais, ampliando o sentimento de pertencimento comunitário.
Para a realização deste trabalho a pesquisa foi elaborada ainda durante o período pandêmico em 2021, devido a isto a pesquisa de campo não pode ser realizada e algumas demandas deste trabalho contam com a minha visão de moradora a respeito do assunto. |