Tecnologia educacional para gestantes e acompanhantes em atendimento obstétrico no contexto da Covid-19

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Tecnologia educacional para gestantes e acompanhantes em atendimento obstétrico no contexto da Covid-19

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Title: Tecnologia educacional para gestantes e acompanhantes em atendimento obstétrico no contexto da Covid-19
Author: Oliveira, Yany Suellen Pereira Cruz
Abstract: Este estudo teve como objetivo construir e validar uma tecnologia educacional para gestantes e acompanhantes em atendimento obstétrico no contexto da Covid-19. Trata-se de um estudo metodológico, de natureza quali-quantitativa, a partir das principais dúvidas de gestantes e acompanhantes em atendimento obstétrico no contexto da Covid-19 identificadas pelos enfermeiros, sendo desenvolvido na Emergência Obstétrica do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa foi realizada no período de janeiro de 2021 a março de 2022. A coleta de dados ocorreu em quatro etapas: (1) realização da entrevista semiestruturada com enfermeiros que atuam junto às gestantes na Emergência Obstétrica; (2) revisão de escopo sobre o tema; (3) elaboração da tecnologia educacional; e (4) validação do infográfico por experts na área obstétrica. A análise e interpretação dos resultados foram realizadas por meio da Análise de Conteúdo para definir os conteúdos relevantes que compuseram a tecnologia educacional. E para os dados quantitativos, oriundos da validação com experts, utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo, sendo considerado adequado valor igual ou maior que 70% para validação do material. Na primeira etapa do estudo, foram entrevistados cinco enfermeiros e a partir dos seus depoimentos foram elencadas três categorias temáticas: Informações pertinentes ao atendimento obstétrico no contexto da pandemia Covid-19; Sugestões de melhorias no atendimento às gestantes e Estratégias para orientações de gestantes e acompanhantes. Na revisão de escopo, 25 estudos compuseram a amostra final, sendo 19 artigos e seis resoluções governamentais, na qual emergiram duas categorias: Recomendações à gestante no enfrentamento da Covid-19 e Principais informações à gestante e acompanhante no serviço obstétrico no contexto da pandemia Covid-19. As evidências de orientações identificadas na literatura associadas às demandas elencadas pelos enfermeiros, compuseram o conteúdo do infográfico. O mesmo foi composto por seis tópicos, contemplando: cuidados para prevenção da infecção Covid-19, orientações com os sinais de que o bebê está próximo de nascer e sobre quando procurar a maternidade, orientações sobre o que levar para a maternidade, orientações sobre a internação e cuidados necessários com as gestantes e seus acompanhantes. Após finalizada, a tecnologia educacional teve seu conteúdo e aparência avaliado por nove experts. Foram realizadas duas rodadas de validação, sendo a tecnologia considerada válida, com média global de Índice de Validade de Conteúdo igual a 0,83. Assim, frente à complexidade da temática e à sua emergência/importância na atenção à saúde, o produto originado desta pesquisa possue relevância para a profissão e para a sociedade, auxiliando no processo de trabalho da equipe de enfermagem, e contribuindo com a melhoria da qualidade da assistência, reduzindo riscos à saúde, propiciando segurança, conforto e atendimento adequado à gestante e sua família. Além de ser uma tecnologia de grande aplicabilidade para o ensino, futuras pesquisas e consolidação de políticas públicas. Espera-se que o infográfico derivado desta Dissertação possa ser compartilhado com gestantes e seus familiares durante o pré-natal na Atenção Primária de Saúde, no atendimento em emergência obstétrica e em atividades de educação em saúde com foco na gestação.Abstract: This study aimed to build and validate an educational technology for pregnant women and companions in obstetric care in the context of Covid-19. This is a methodological study, quali-quantitative in nature, based on the main doubts of pregnant women and companions in obstetric care in the context of Covid-19 identified by nurses, being developed in the Obstetric Emergency of the Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago of the Universidade Federal de Santa Catarina. The research was conducted in the period from January 2021 to March 2022. Data collection occurred in four stages: (1) semi-structured interviews with nurses who work with pregnant women in the Obstetric Emergency; (2) scope review on the theme; (3) development of educational technology; and (4) validation of the infographic by experts in the obstetric area. The analysis and interpretation of the results were performed using Content Analysis to define the relevant content that made up the educational technology. And for the quantitative data, arising from the validation with experts, the Content Validity Index was used, and a value equal to or greater than 70% was considered adequate for validation of the material. In the first stage of the study, five nurses were interviewed, and from their statements, three thematic categories were listed: Information pertinent to obstetric care in the context of the Covid-19 pandemic; Suggestions for improvements in the care of pregnant women; and Strategies for the orientation of pregnant women and companions. In the scoping review, 25 studies comprised the final sample, 19 articles, and six government resolutions, from which two categories emerged: Recommendations for pregnant women in facing Covid-19 and Main information to pregnant and accompanying women in the obstetric service in the context of the Covid-19 pandemic. The evidence of guidelines identified in the literature associated with the demands listed by the nurses composed the content of the infographic. It was composed of six topics, including care for the prevention of Covid-19 infection, guidelines on the signs that the baby is about to be born and on when to look for the maternity hospital, guidelines on what to bring to the maternity hospital, guidelines on hospitalization, and necessary care for pregnant women and their companions. Once finalized, the educational technology had its content and appearance evaluated by nine experts. Two rounds of validation were carried out, and the technology was considered valid, with an overall average of the Content Validity Index equal to 0.83. Thus, facing the complexity of the theme and its emergency/importance in health care, the product originated from this research has relevance to the profession and society, helping in the work process of the nursing team, and contributing to the improvement of the quality of care, reducing health risks, providing safety, comfort and appropriate care to pregnant women and their families. Besides being a technology of great applicability for teaching, future research, and consolidation of public policies. It is expected that the infographic derived from this dissertation can be shared with pregnant women and their families during prenatal care in Primary Health Care, obstetric emergency care, and health education activities focused on pregnancy.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237911
Date: 2022


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