Abstract:
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A urbanização das cidades é um problema cada vez mais comum principalmente nas grandes cidades. Um efeito da urbanização é o aumento dos congestionamentos e a degradação da qualidade do ar. Os veículos automotores são responsáveis diretos por mais da metade da poluição gerada nos grandes centros urbanos. Considerando isso, a fim de mitigar parte dos efeitos negativos da urbanização, propõe-se a análise de um trecho adensado do município de Joinville, do ponto de vista da fluidez e emissão de poluentes atmosféricos, por meio da ferramenta de simulação em microescala VISSIM e módulo de emissão EnViVER. Como objeto de estudo, foi utilizado o cruzamento das ruas Getúlio Vargas e Ministro Calógeras com a avenida Juscelino Kubitschek, em função de históricos problemas do trecho relacionados à fluidez. Foram propostos cinco cenários, onde se pode observar a melhoria de 49% nas medidas de desempenho de comprimento médio de fila de tráfego e 10% das emissões de poluentes, com possibilidade de futuras intervenções e melhorias, mostrando o potencial de intervenções no fluxo e de novas tecnologias e medidas mitigadoras de fluxo quanto a parâmetros de emissões. |