Abstract:
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A forte dependência do Brasil do transporte rodoviário implica diretamente no alto custo do transporte de cargas. O Porto de Santos considerado o porto com maior movimentação de carga no Brasil possui um alto fluxo de meios de transportes como os caminhões, trens e navios. Os altos riscos associados a investimentos em infraestrutura produtiva exigem prudência e planejamento acurado para sucesso em médio e longo prazo. A modelagem e simulação computadorizada desempenha um importante papel na redução desses riscos, já que permite a experimentação de incontáveis configurações do sistema e análises completas sobre efeitos de alterações em estruturas já existentes ou novas, sem que haja necessidade de alterações nos sistemas reais. O presente trabalho descreve a construção de um modelo de simulação de eventos discretos representando a planta de um pátio ferroviário próximo ao porto de Santos. O modelo virtual tem como objetivo principal fornecer uma base inicial para avaliar a capacidade de carregamento de vagões de produtos químicos em diferentes cenários, respeitando as restrições impostas ao carregamento, como tempos de ciclo de carregamento e de atendimento de demanda. O modelo de simulação foi implementado no software FlexSim® e através dos cenários analisados foi possível identificar as melhores proposições para o dimensionamento operacional para o pátio ferroviário observado. Os resultados obtidos sugerem ainda atendimento de aumento da demanda futura. |