dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva, Diogo Lôndero da |
|
dc.contributor.author |
Fischer, Filipe |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-02T18:38:26Z |
|
dc.date.available |
2022-08-02T18:38:26Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-28 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237590 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A necessidade de redução de consumo de combustíveis fósseis, juntamente com a
difusão de novas tecnologias que empregam eletricidade como forma de energia,
como carros elétricos, computadores, sistemas de refrigeração industriais,
residenciais e automotivos, reflete na busca de sistemas energeticamente mais
eficientes. Neste contexto, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um
aparato experimental para análise de eficiência energética de um sistema de
condicionamento de ar automotivo. Como exemplo da aplicação proposta realizar-se
a um estudo de caso envolvendo análise computacional em CAD para a modelagem
dos componentes do modelo, juntamente de uma avaliação de diferentes
configurações para o modelo proposto, a fim de identificar a configuração final mais
eficiente para o projeto, levando em consideração as limitações geométricas dos
componentes. A partir da seleção da melhor configuração, iniciar-se-á o processo de
fabricação dos suportes e, finalmente, a montagem do aparato experimental. Ao final
do trabalho os modelos CAD de todos os componentes foram desenvolvidos e
utilizados para a construção da bancada experimental que permite reproduzir o
funcionamento de um sistema de condicionamento de ar automotivo em uma bancada
experimental. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The need to decrease the consumption of fossil fuels, together with the spread of new
technologies that use electricity, such as electric cars; computers; industrial, residential
and automotive refrigeration systems, is reflected in the research for more energyefficient systems. The present work proposes the development of an experimental
apparatus for energy efficiency analysis of an automotive air conditioning system. As
an application example, a case study will be carried out for which computational
analysis in CAD will be used to design the model components, along with an analysis
of different layouts for the proposed model, in order to identify the most efficient final
layout selection, taking into account the geometric limitations of the components. From
the layout, the process of manufacturing the supports will start and, finally, the
assembly of the experimental apparatus. At the end of the work, the CAD models of all
components were developed and used to construction of the experimental bench that
allows to reproduce the functioning of an automotive air conditioning system in an
experimental bench. |
pt_BR |
dc.format.extent |
68 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
CAD |
pt_BR |
dc.subject |
Eficiência Energética |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema de Refrigeração |
pt_BR |
dc.title |
Projeto de um aparato experimental para análise de sistemas de condicionamento de ar automotivo |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |