dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Carboni, Andrea Piga |
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dc.contributor.author |
Vitorio, Marcus Vinícius de Backer |
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dc.date.accessioned |
2022-08-02T17:59:16Z |
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dc.date.available |
2022-08-02T17:59:16Z |
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dc.date.issued |
2022-07-25 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237586 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O trabalho apresenta o projeto e a construção de um novo trocador de marchas
para o veículo FSAE da equipe Formula CEM, da Universidade Federal de Santa
Catarina, pois o mecanismo projetado no ano anterior se mostrou falho e não confiável,
comprometendo a performance do grupo na competição. Nesse sentido, o trabalho
propõe um novo projeto de mecanismo externo de troca de marchas, utilizando
a metodologia PRODIP de projeto integrado de produtos, que abrange a etapa
informacional, na qual se busca desenvolver as especificações-meta do produto; a
etapa conceitual, que consiste na criação de possíveis soluções de projeto; a etapa
preliminar, em que o mecanismo é dimensionado e caracterizado; a etapa detalhada,
que consiste na especificação da produção e a etapa de implementação e validação,
na qual ocorre a instalação do produto e a verificação do cumprimento dos requisitos
de engenharia e dos requisitos do cliente. A execução das ferramentas de engenharia
e das matrizes de decisão originou um produto de natureza semi-automática, que
utiliza a atuação eletro-pneumática para a seleção das marchas e no acionamento da
embreagem. O produto foi testado tanto em laboratório quanto em pista e os resultados
foram apresentados e discutidos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work presents a new gear shifter for a Formula SAE vehicle, developed by the
Formula CEM team from the Federal University of Santa Catarina. The former gear
shifter design had proven itself to be unreliable and faulty, compromising the overall
performance of the vehicle during the competition. Therefore, this work proposes a
new design for an new external gear shifting mechanism. The design methodology
(PRODIP) was employed, covering the Task Clarification, that develops the product
specifications; the Conceptual Design, which aims to explore different design solutions;
the Embodiment Design, which specifies the main mechanism dimensions and
characteristics; the Detail Design, which consists of the manufacturing specifications and
the Validation step, which covers the installation of the mechanism and the verification
if the engineering requirements and the customer’s requirements have been satisfied.
The design of a new semi-automatic, electro-pneumatic device for gear selection and
clutch activation is presented. Test of the mechanism, either in laboratory and on track,
are presented and discussed. |
pt_BR |
dc.format.extent |
71 f |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
FSAE |
pt_BR |
dc.subject |
trocador |
pt_BR |
dc.subject |
pneumático |
pt_BR |
dc.subject |
transmissão |
pt_BR |
dc.subject |
PRODIP |
pt_BR |
dc.subject |
shifter |
pt_BR |
dc.subject |
electro-pneumatic |
pt_BR |
dc.subject |
gear |
pt_BR |
dc.title |
Projeto e construção de um trocador de marchas para um veículo tipo Formula SAE utilizando a metodologia PRODIP |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |