dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Seabra, Fernando |
|
dc.contributor.author |
Breancini Neto, Pedro |
|
dc.date.accessioned |
2022-07-28T21:48:56Z |
|
dc.date.available |
2022-07-28T21:48:56Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-22 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237335 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A atividade açucareira é uma das mais relevantes do Brasil, que em 2019 foi o líder mundial
nas exportações dessa commodity. Esse bem é o principal insumo para a produção de produtos
de confeitaria, como balas, gomas de mascar e pirulitos. Tendo em vista que esses produtos
industrializados de origem brasileira não exibem tanta relevância no mercado internacional
quanto a sua matéria-prima, esse trabalho desenvolve índices de concentração de atividade
econômica, como o Quociente Locacional, o Índice de Hirschman-Herfindahl Modificado e a
Participação Relativa, com o objetivo de conhecer a receptividade de cada item dos produtos
de confeitaria sem cacau (incluso chocolate branco) para os determinados blocos econômicos,
a fim de compreender mercados potenciais para a expansão da exportação desses produtos. Os
resultados do trabalho revelam preferência pelos produtos brasileiros de balas e semelhantes e
o potencial dos itens classificados como “outros” (pirulitos, doces de amendoim) para a
atividade comercial a destinos de maior dificuldade comercial. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The sugar industry is one of the most relevant in Brazil, which in 2019 was the world leader in
exports of this commodity. This good is the main input for the production of confectionery
products, such as candies, chewing gum and lollipops. Considering that these industrialized
products of Brazilian origin are not as relevant in the international market as their raw material,
this study develops concentration índices of economic activity, such as the Location Quotient,
the Modified Hirschman-Herfindahl Index and the Relative Participation, due the objective of
knowing the receptivity of each item of confectionery products without cocoa (including white
chocolate) for certain economic blocs, in order to understand potential markets for the
expansion of the export of these products. The results reveal a preference for Brazilian candies,
and the potential of items classified as “others” (lollipops, peanut candies) for commercial
activity in harder markets. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Exportação |
pt_BR |
dc.subject |
Confeitaria |
pt_BR |
dc.subject |
Comércio internacional |
pt_BR |
dc.title |
Exportações brasileiras de produtos de confeitaria sem cacau: uma análise do período de 2010-2019 |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |