Exportações brasileiras de produtos de confeitaria sem cacau: uma análise do período de 2010-2019

DSpace Repository

A- A A+

Exportações brasileiras de produtos de confeitaria sem cacau: uma análise do período de 2010-2019

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Seabra, Fernando
dc.contributor.author Breancini Neto, Pedro
dc.date.accessioned 2022-07-28T21:48:56Z
dc.date.available 2022-07-28T21:48:56Z
dc.date.issued 2022-07-22
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237335
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. pt_BR
dc.description.abstract A atividade açucareira é uma das mais relevantes do Brasil, que em 2019 foi o líder mundial nas exportações dessa commodity. Esse bem é o principal insumo para a produção de produtos de confeitaria, como balas, gomas de mascar e pirulitos. Tendo em vista que esses produtos industrializados de origem brasileira não exibem tanta relevância no mercado internacional quanto a sua matéria-prima, esse trabalho desenvolve índices de concentração de atividade econômica, como o Quociente Locacional, o Índice de Hirschman-Herfindahl Modificado e a Participação Relativa, com o objetivo de conhecer a receptividade de cada item dos produtos de confeitaria sem cacau (incluso chocolate branco) para os determinados blocos econômicos, a fim de compreender mercados potenciais para a expansão da exportação desses produtos. Os resultados do trabalho revelam preferência pelos produtos brasileiros de balas e semelhantes e o potencial dos itens classificados como “outros” (pirulitos, doces de amendoim) para a atividade comercial a destinos de maior dificuldade comercial. pt_BR
dc.description.abstract The sugar industry is one of the most relevant in Brazil, which in 2019 was the world leader in exports of this commodity. This good is the main input for the production of confectionery products, such as candies, chewing gum and lollipops. Considering that these industrialized products of Brazilian origin are not as relevant in the international market as their raw material, this study develops concentration índices of economic activity, such as the Location Quotient, the Modified Hirschman-Herfindahl Index and the Relative Participation, due the objective of knowing the receptivity of each item of confectionery products without cocoa (including white chocolate) for certain economic blocs, in order to understand potential markets for the expansion of the export of these products. The results reveal a preference for Brazilian candies, and the potential of items classified as “others” (lollipops, peanut candies) for commercial activity in harder markets. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Exportação pt_BR
dc.subject Confeitaria pt_BR
dc.subject Comércio internacional pt_BR
dc.title Exportações brasileiras de produtos de confeitaria sem cacau: uma análise do período de 2010-2019 pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Exportacoes Bra ... - Pedro Breancini Neto.pdf 913.7Kb PDF View/Open Exportações de Confeitaria - Pedro Breancini Neto

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar