Abstract:
|
Herzberg (Herzberg et col. , 1959), na sua Teoria dos Dois Fatores, explana que os fatores “satisfacientes”, reforçam a motivação das pessoas e criam um sensação de satisfação e aderência ao processo.
Embora esta teoria tenha sido desenvolvida para o mercado de trabalho é plenamente extrapolada para a criação do hábito da prática esportiva e de um estilo de vida ativa.
A criança e o jovem, que repetidamente vir seus esforços na prática esportiva reconhecidos, recompensados e exitosos reforçará sua motivação o para a continuidade de sua prática (Maslow, 1964).
Poder orientar uma criança ou um jovem para a prática do esporte para o qual tenha mais predisposição parede ser uma forma segura de aumentar as chances de aderência à prática esportiva.
O objetivo deste projeto é propor uma metodologia de orientação da vocação esportiva, de crianças e jovens da grande Aracaju, visando servir como subsídio para a formulação de políticas públicas no setor.
Partirá de uma revisão bibliográfica sobre o tema e do diagnóstico de como é realizada a orientação para a vocação esportiva atualmente na polis alvo do projeto.
Terá continuidade com a proposição de uma metodologia para a orientação da vocação esportiva, que se pretende sugerir aos governos municipais, estadual, às federações esportivas e aos colégios.
Consistirá de quatro fases: Prospecção, Elaboração, Validação e Aplicação.
Ao final do processo se espera ter construído e aplicado em estudo piloto, um instrumento validado para a orientação da vocação esportiva dos infantes Aracajuanos, criando subsídios para a elaboração da políticas públicas do setor. |