Abstract:
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Este trabalho apresenta uma pesquisa em andamento cujo objetivo é o de investigar o agendamento
midiático-esportivo realizado na Copa do Mundo de Futebol/2010 projetando a Copa de 2014 que será
realizada no Brasil. Apoiados em bases teóricas sobre o conceito de agenda-setting e reflexões em torno
do jornalismo e da publicidade, observou-se o Jornal Nacional da Rede Globo durante a Copa da África
do Sul, além da observação do mesmo durante a realização dos amistosos preparatórios da seleção
brasileira. Os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente, através da análise de
conteúdo e da análise crítica do discurso e demonstram que, em específico, o referido programa
telejornalístico utiliza este fenômeno esportivo particular como “espelho da imagem do próprio país”,
lançando, para isso, valores estéticos, apelos emocionais e táticas sensacionalistas, auxiliando empresas
divulgadoras de produtos a fortalecer ou posicionar suas marcas ao valor que o esporte, e sobretudo o
futebol se prestam. |