Abstract:
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As abordagens pedagógicas na Educação Física emergem como apreensão teórico-metodológica,
permitindo a construção de conhecimentos na relação da ensinagem e significação
da Educação Física Escolar. É importante conhecer a relação didática nas aulas de Educação
Física como elemento de reflexividade da práxis pedagógica e formação discente. O objetivo
do estudo foi analisar as abordagens pedagógicas utilizadas nas aulas de Educação Física da
rede municipal da cidade de Canindé, a fim de estabelecer reflexões sobre a práxis pedagógica
e atividade formadora. O caminho metodológico envolveu uma pesquisa de campo, descritiva,
de abordagem qualitativa cujo método foi um estudo de caso. O cenário investigado
compreendeu as escolas públicas municipais da cidade de Canindé, Ceará, Brasil. A amostra
foi constituída por professores de Educação Física da rede municipal cujo ensino estava vinculado
às séries finais do ensino fundamental, totalizando treze (n=13). Como instrumento
de coleta utilizou-se a aplicação de questionário semiestruturado. A análise interpretativa
foi feita pela triangulação dos dados. Entre as abordagens mais utilizadas estão a abordagem
dos Jogos Cooperativos com 19%, seguida da abordagem dos Parâmetros Curriculares
Nacionais com 15% e abordagem da Psicomotricidade com 13%. As abordagens críticas, revelaram-se
em 10% no âmbito da Crítica-Superadora e 4% na Crítica-Emancipatória. Evidencia-se,
uma práxis pedagógica e atividade formadora sistematizada e ancorada sobre teorias
psicológicas e sociológicas, com sobreposição para a cultura lúdica cooperativa. Ao mesmo
tempo, ainda se encontra em desvelamento a apreensão de teorias filosóficas e sociológicas
estreitados a concepção política da Educação Física que evidenciem a formação crítica. |