Title:
|
As contribuições do PIBID na formação inicial dos licenciados em Educação Física do IFCE — Campus Canindé |
Author:
|
JUNIOR, ANTONIO ULISSES DE SOUSA; FECHINE, BASÍLIO ROMMEL A.; BRITO, ANDREYSON CALIXTO; BARRETO, SAMARA MOURA DE ABREU; BRITO, HYVNNA R GOMES; NASCIMENTO, MARNIELE ALVES; GOMES, FRANCISCA A LIMA
|
Abstract:
|
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) vem se consolidando
como uma importante ação do país para a formação inicial de professores e é identificado
como “uma nova proposta de incentivo e valorização do magistério que possibilita aos acadêmicos
dos cursos de licenciatura a atuação em experiências metodológicas inovadoras
ao longo de sua graduação”. Este estudo buscou investigar as contribuições que o PIBID
proporcionou para a formação dos licenciados em Educação Física do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Canindé. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa, de campo, com corte transversal. A amostra foi composta por 09 professores
egressos do curso de Licenciatura em Educação Física, que participaram do Programa
PIBID como bolsistas no convênio de 2010 a 2013. Para a coleta dos dados foi utilizado um
questionário semiestruturado. O contato com a rotina da escola e a interação com alunos
e funcionários é benéfica à formação de acadêmicos. Para o licenciando, o PIBID é oportunidade
única de vivenciar o cotidiano da sala de aula, experiência esta de fundamental
importância para o futuro exercício da profissão. O PIBID é um programa que contribui
para a melhoria da qualidade da formação dos futuros professores que atuarão na Educação
Básica. Dessa forma, conclui-se que essa política pública para a formação de docentes
estreita a distância entre teoria e prática, conduz o licenciando a uma prática reflexiva e
norteia a formação dos licenciados |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236690
|
Date:
|
29-09-16 |