dc.contributor.author |
ABREU. BRITO. FECHINE., Samara Moura Barreto de. Andreyson Calixto de.BASILIO ROMMEL DE ALMEIDA |
|
dc.date.accessioned |
2022-07-18T20:37:59Z |
|
dc.date.available |
2022-07-18T20:37:59Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236684 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho evidencia as experiências autoformadoras do PIBID com as narrativas de licenciados do curso de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Canindé. Objetiva-se compreender a autoformação de licenciados em Educação Física do Programa enquanto aprendizagem para a docência. Esta investigação descritiva de abordagem qualitativa adotou o método autobiográfico, tomando como corpus de análise o contexto das narrativas de si e apresenta análises interpretativas fundamentadas nas formulações de autores como Pineau (1988), Ferrarroti (2014), Mizukami (2010) e Josso (2004, 2007). As análises, a partir das experiências em foco, evidenciam que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência desenvolveu experiências autoformadoras, uma vez que produziu aprendizagens docentes existenciais, instrumentais e relacionais como representações das marcas do vivido. |
pt_BR |
dc.subject |
educação física, aprendizagem docente, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, narrativas de si. |
pt_BR |
dc.title |
Self-training experiences of graduates in Physical Education of the Institutional Program of Scholarship for Teaching Initiation: self-learning for teaching |
pt_BR |
dc.type |
Artigo |
pt_BR |