Abstract:
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O presente estudo objetiva analisar como os erros apresentados em uma avaliação são percebidos
e sua relação com a ensinagem na formação de licenciandos em Matemática no contexto do
PIBID, tendo como referenciais os trabalhos de Philippe Perrenoud, Jussara Hoffmann, Cipriano Carlos
Luckesi, Léa Depresbiteris, Neuza Bertoni Pinto e Léa Anastasiou. A pesquisa é do tipo exploratória,
de campo, matizada pela abordagem qualitativa. O instrumento de coleta foi um teste denominado Teste
de Concepções de Erro para Professores de Matemática, elaborado por Ferreira e Mendonça (2015), respectivamente
Bolsista (ID) e coordenadora do Pibid de Matematica do IFCE Canindé. Os dados revelam
que houve um alto índice de variabilidade na pontuação de cada questão do Teste e que cada participante
teve uma percepção diferente sobre os erros construtivos apresentados. Isso indica que o ato de avaliar
não é tarefa fácil e sim subjetiva, pois cada participante atribuiu uma nota diferente. Entende-se que
a maturação sobre as concepções de avaliação e erro são oportunizadas pela reflexão sobre a prática,
para a construção da profissão docente no contexto da práxis. Pretende-se com esse trabalho contribuir
para uma discussão mais aprofundada sobre a avaliação e erro no contexto da formação inicial e do Projeto
de Iniciação a Docência tendo em vista as diferentes concepções reveladas, com diferentes critérios
avaliativos, que nem sempre tem o erro como parte do processo da aprendizagem matemática. |