UMA NOVA IMAGEM/IDENTIDADE PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL: ESTUDO A PARTIR DA MÍDIA.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

UMA NOVA IMAGEM/IDENTIDADE PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL: ESTUDO A PARTIR DA MÍDIA.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brüggemann, Ângelo Luiz
dc.contributor.author Pires, Giovani De Lorenzi
dc.date.accessioned 2022-07-18T13:07:56Z
dc.date.available 2022-07-18T13:07:56Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236419
dc.description.abstract Neste estudo tivemos como tema a consolidação da nova imagem/identidade da seleção brasileira pela mídia, com aproximação da Copa/2014 em território tupiniquim e a exigência de boas apresentações junto aos torcedores, a palavra de ordem imposta era “renovação”. Renovação esta que deveria acontecer a qualquer custo com objetivo de recuperar a identidade do futebol brasileiro admitido como futebol bonito. Então, o objetivo é analisar de que modo(s) a mídia brasileira, considerada a grande formadora de opinião da sociedade, vem contribuindo para construir/consolidar esta nova identidade. O “corpus” da pesquisa se constitui por matérias veiculadas nos portais de notícias das grandes empresas de comunicação, que utilizam esta ferramenta digital na perspectiva da convergência digital. A coleta dos dados inclui os períodos da Copa América/2011, do Mundial Sub-20/2011 e os amistosos da seleção durante o ano de 2011. Após as primeiras pré-análises, chegou-se a um número de 294 matérias pertinentes ao tema, que foram analisadas segundo ferramentas da análise de conteúdo. Com este campo tecemos hipóteses da formação de identidade no período do recorte, sendo observadas algumas características marcantes como a “renovação” que aconteceu em partes, a reaproximação com a torcida, a comunicação e o descontentamento da mídia com o selecionado. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Imagem/Identidade pt_BR
dc.subject Seleção Brasileira pt_BR
dc.subject Mídia pt_BR
dc.title UMA NOVA IMAGEM/IDENTIDADE PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL: ESTUDO A PARTIR DA MÍDIA. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
2012-textos-anais-47.pdf 1.402Mb PDF Visualizar/Abrir "Anais de evento"

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar