RECONSTRUINDO A IMAGEM/IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL: A “ERA PÓS-DUNGA” NA MÍDIA

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

RECONSTRUINDO A IMAGEM/IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL: A “ERA PÓS-DUNGA” NA MÍDIA

Mostrar registro completo

Título: RECONSTRUINDO A IMAGEM/IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL: A “ERA PÓS-DUNGA” NA MÍDIA
Autor: MIRANDA, LYANA VIRGÍNIA THÉDIGA DE; PIRES, GIOVANI DE LORENZI
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo identificar e analisar o discurso midiático como interlocutor social do projeto de reconstrução da imagem da seleção brasileira de futebol no período denominado Era pós-Dunga. Para tanto, apoia-se em bases teóricas sobre questões de identidade, nacionalismo e comportamento midiático, relacionando-os ao esporte (neste caso, o futebol). O corpus de pesquisa é formado por 38 matérias jornalísticas veiculadas em meios impressos, digitais e televisivos, examinados por meio da Análise de Conteúdo (AC) e de aproximações aos princípios da Análise do Discurso (AD). A pesquisa demonstrou que, ao serem institucionalizados e alavancados pela cobertura midiática, a celebração do nacionalismo, o sentimento de “brasilidade” e a autoestima afloram e materializam significados do “ser brasileiro” numa só representação: a seleção brasileira de futebol, tomada por táticas simbólicas de união e identificação da audiência pela mídia, como espelho da imagem do próprio país.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236279
Data: 2012


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
2012-art-periodicos-13.pdf 514.1Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar