UMA NOVA IMAGEM/IDENTIDADE PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL: ESTUDO A PARTIR DA MÍDIA.

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UMA NOVA IMAGEM/IDENTIDADE PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL: ESTUDO A PARTIR DA MÍDIA.

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dc.contributor.author BRÜGGEMANN, ÂNGELO LUIZ
dc.date.accessioned 2022-07-12T12:10:49Z
dc.date.available 2022-07-12T12:10:49Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236247
dc.description.abstract Neste estudo tivemos como tema a consolidação da nova imagem/identidade da seleção brasileira pela mídia, pois com a aproximação da Copa/2014 que acontecerá em território tupiniquim e a exigência de boas apresentações junto aos torcedores, a palavra de ordem que estava imposta era “renovação”. Renovação esta que deveria acontecer a qualquer custo com o objetivo de recuperar a identidade do futebol brasileiro admitido como futebol bonito, característica advinda das primeiras apresentações do time canarinho em solo Europeu e que foram sendo esquecidas ou perdidas nos últimos ciclos do futebol mundial. Então, o objetivo foi analisar de que modo(s) a mídia brasileira, considerada a grande formadora de opinião da sociedade, vem contribuindo para construir/consolidar esta nova identidade. O corpus da pesquisa se constitui por um mix de matérias veiculadas nos portais de noticias das grandes empresas de comunicação, que utilizam esta ferramenta digital na perspectiva da convergência digital das mídias ao depositar todas as matérias de relevância do dia-a-dia dos diferentes veículos. A coleta dos dados incluiu os períodos da Copa América/2011, do Mundial Sub-20/2011 e os amistosos da seleção durante o ano de 2011. Após a etapa de pré-análises, chegou-se a um número de 294 matérias pertinentes ao tema, que foram analisadas segundo ferramentas da análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Com este corpus tecemos hipóteses da formação de identidade no período do recorte, sendo observadas algumas características marcantes como a “renovação” que aconteceu em partes, a reaproximação com a torcida, a comunicação e o descontentamento da mídia com o selecionado. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Seleção Brasileira pt_BR
dc.subject Mídia pt_BR
dc.title UMA NOVA IMAGEM/IDENTIDADE PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL: ESTUDO A PARTIR DA MÍDIA. pt_BR
dc.type Other pt_BR


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