LinCity-NG como Ferramenta Pedagógica Utilização de um Jogo de Simulação em Sala de Aula

DSpace Repository

A- A A+

LinCity-NG como Ferramenta Pedagógica Utilização de um Jogo de Simulação em Sala de Aula

Show full item record

Title: LinCity-NG como Ferramenta Pedagógica Utilização de um Jogo de Simulação em Sala de Aula
Author: Cruz, Dulce Márcia; Albuquerque, Rafael Marques de; Azevedo, Victor de Abreu
Abstract: Este artigo descreve resultados de uma pesquisa que investiga as características e as possibilidades educativas dos jogos eletrônicos através da criação de situações vividas no ambiente escolar onde crianças jogam, interagem e constroem narrativas. O texto analisa algumas observações de campo feitas com o LinCity-NG, um jogo de simulação jogado em ambiente Linux, numa disciplina de Inglês, em uma sexta série do ensino fundamental de uma escola pública de Florianópolis. O estudo mostrou que, mesmo com as dificuldades dos alunos com o idioma do jogo e com sua complexidade e jogabilidade, a prática pode ser proveitosa, seja pelo alcance dos objetivos da disciplina seja por possibilitar mais contato com os computadores, comportamento colaborativo e motivação para a aprendizagem. Concluímos, porém, que é fundamental a participação ativa do professor, que necessita não só estudar e refletir sobre o jogo, mas também aprender a jogá-lo para que possa auxiliar seus alunos a tirar mais proveito dos jogos eletrônicos em sua prática pedagógica.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236123
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View Description
2013-art-periodicos-17.pdf 301.2Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar