A CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA NO TWITTER: INTERAÇÕES SOCIAIS E DEBATE PÚBLICO A RESPEITO DO ESPORTE

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA NO TWITTER: INTERAÇÕES SOCIAIS E DEBATE PÚBLICO A RESPEITO DO ESPORTE

Mostrar registro completo

Título: A CAMPANHA #FORARICARDOTEIXEIRA NO TWITTER: INTERAÇÕES SOCIAIS E DEBATE PÚBLICO A RESPEITO DO ESPORTE
Autor: MENDES, DIEGO DE SOUSA; SILVA, ARTHUR FRANCO E; SOUZA, CARLA MONTEIRO; SOUSA, GALDINO RODRIGUES DE; PRADO, MOACIR COSTA DO; MORAIS, RODRIGO AUGUSTO RESENDE; BARBOSA, TAÍSE GIAROLA
Resumo: Em 2011 ganhou espaço na mídia um movimento que se iniciou no Twitter e que reivindicava a saída do então presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O episódio demonstrava o poder que a mobilização popular assumia nas Redes Sociais. A partir dessa temática, realizamos uma pesquisa com o objetivo de investigar como são os debates públicos sobre fatos esportivos na Rede Social Twitter, a partir de um estudo de caso da campanha “Fora Ricardo Teixeira”. Para tal, analisamos 725 postagens textuais do Twitter e acompanhamos a campanha por seis meses. Constatamos que, para protestar, os participantes debatem entre si, divulgam opiniões pessoais e informações da mídia que não são presentes nos meios televisivos, além de abordarem a temática esportiva de modo amplo e crítico.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236097
Data: 2013


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
2013-art-periodicos-02.pdf 515.5Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar