O “GAROTO PROPAGANDA” NEYMAR – SENTIDOS DE CORPO MASCULINO E MODOS DE ENDEREÇAMENTO ATRAVÉS DE PROPAGANDAS COMERCIAIS

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O “GAROTO PROPAGANDA” NEYMAR – SENTIDOS DE CORPO MASCULINO E MODOS DE ENDEREÇAMENTO ATRAVÉS DE PROPAGANDAS COMERCIAIS

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Matos, Keyte dos Santos
dc.contributor.author Mezzaroba, Cristiano
dc.contributor.author Zoboli, Fabio
dc.date.accessioned 2022-07-04T12:48:11Z
dc.date.available 2022-07-04T12:48:11Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236032
dc.description.abstract Este trabalho analisa os signos e os discursos que envolvem a construção de corpo masculino através de propagandas comerciais criadas e veiculadas pela mídia televisiva a partir da presença do jogador de futebol Neymar. O objetivo do estudo realizado é averiguar como é realizado o modo de endereçamento de tais propagandas comerciais. Utilizamos como metodologia a análise de produto midiático, organizando o estudo das peças publicitárias em três eixos temáticos, intitulados “pêlos e cabelo”, “força física” e “o homem em analogia com a máquina”. Os resultados das análises mostraram que a disseminação de peças publicitárias tendo o jogador de futebol Neymar como garoto propaganda carrega, intrinsecamente, discursos, signos, significados e imposições sentidos de corpo. Ao analisar os eixos temáticos, notamos que os significados são criados pelo próprio processo de comunicação de massa com a forte presença de intenções mercadológicas que são “colhidas” na prática do endereçamento publicitário. Os padrões “pele sem pêlos”, “cabelo estilo moicano”, “atleta forte” e “atleta máquina” foram os sentidos impostos ao jogador Neymar inseridos nos discursos das propagandas. Sentidos estes que são disseminados através de vários veículos de comunicação de massa a todo o momento e a todo tipo de público. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Neymar pt_BR
dc.subject Mídia pt_BR
dc.subject Publicidade pt_BR
dc.subject Propaganda pt_BR
dc.subject Endereçamento pt_BR
dc.subject Corpo masculino pt_BR
dc.title O “GAROTO PROPAGANDA” NEYMAR – SENTIDOS DE CORPO MASCULINO E MODOS DE ENDEREÇAMENTO ATRAVÉS DE PROPAGANDAS COMERCIAIS pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
2014-art-periodicos-18.pdf 373.0Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar