Artesãos na era industrial: a potência estética da obra popular e o paradigma da MPB

DSpace Repository

A- A A+

Artesãos na era industrial: a potência estética da obra popular e o paradigma da MPB

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Vaz, Alexandre Fernandez
dc.contributor.author Pinto, Renato de Barros
dc.date.accessioned 2022-06-22T23:17:38Z
dc.date.available 2022-06-22T23:17:38Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.other 376668
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235732
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2022.
dc.description.abstract Nesta tese afirmo a potência estética da música popular, a partir do exame de suas características imanentes. Segundo esse intento, faço a crítica de conceitos pós-modernos que tendem à desconsideração do dado musical em sua materialidade, e reflito sobre as relações entre oralidade e escrita no âmbito musical, investigando assim a base material da obra popular. Em seguida, examino as ideias de Adorno sobre música popular, campo que procuro valorizar a partir dos próprios critérios que o autor considera necessários à produção musical consequente. A tese culmina em uma análise da canção popular brasileira, da bossa nova à MPB, visando sobretudo ao deslindamento dos sentidos associados às manifestações musicais abarcadas por essa sigla. Em conclusão, esta tese aponta a inconsistência da mirada pós-moderna no campo estético, apresenta a escrita musical como frequentemente oposta às práticas orais, analisa as estratégias estéticas da obra musical popular e define a MPB como expressão das contradições entre a expansão das possibilidades estéticas suscitadas pela bossa nova e o controle crescente da indústria cultural sobre a canção popular brasileira.
dc.description.abstract Abstract: In this tesis I affirm the aesthetic power of popular music, based on the examination of its imanent characteristics. For this purpose, I criticize postmodern concepts that tend to disregard the musical data in its materiality, and I reflect on the relations between orality and writing in the musical field, thus investigating the material basis of popular work. Next, I examine Adorno?s ideas on popular music, a field that I ssek to value based on the very criteria that the author considers necessary for consequent musical production. The tesis culminates in na analysis of the Brazilian popular song, from bossa nova to MPB, aiming above all to unravel the meanings associated with the musical manifestations encopassed by this acronym. In conclusion, this tesis points out the inconsistency of the postmodern view in the aesthetic field, presents musical writing as often opposed to oral practices, analyzes the aesthetic strategies of popular musical work and defines MPB as na expression of the contradictions between the expansion of aesthetic possibilities raised by bossa nova and the growing control of the cultural Industry over Brazilian popular song. en
dc.format.extent 214 p.| il., gráfs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Ciências sociais
dc.subject.classification Música popular
dc.subject.classification Oralidade
dc.subject.classification Escrita
dc.title Artesãos na era industrial: a potência estética da obra popular e o paradigma da MPB
dc.type Tese (Doutorado)
dc.contributor.advisor-co Nascimento, Hermilson Garcia do


Files in this item

Files Size Format View
PICH0249-T.pdf 1.558Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar