(N)o verso das receitas, uma página em branco: a escritura, a litura e a leitura de livros de receitas

DSpace Repository

A- A A+

(N)o verso das receitas, uma página em branco: a escritura, a litura e a leitura de livros de receitas

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Ramos, Tânia Regina Oliveira
dc.contributor.author Michaelsen, Mariana Vogt
dc.date.accessioned 2022-06-21T23:17:09Z
dc.date.available 2022-06-21T23:17:09Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.other 376638
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235705
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.
dc.description.abstract Nesta dissertação, proponho a leitura de livros de receitas não apenas pelo viés histórico, mas também da escritura. Tendo como objeto de estudos o romance A vida invisível de Eurídice Gusmão, de Marta Batalha, e o livro de receitas Quitutes da Dª Carolina Porciúncula: Arte Culinária, de Carolina Marcondes Porciúncula, traço um paralelo entre vida e ficção. Eurídice e Carolina escreveram livros de receitas. Carolina o publicou. Eurídice, não. Receitas culinárias são a escritura de saberes e de sabores, registro gráfico materializado em quitutes. Mas o livro de receitas de Carolina recebeu anotações nas receitas publicadas e novas receitas foram escritas no verso das páginas. Outras letras, outras mãos fazem marca no livro de receitas e, assim, colocam em questão a autoria. Quem escreve uma receita? É quem lê? É quem cozinha? É quem escreve nas páginas dos livros? A autoria se pluraliza e se dilui quando a receita é lida, escrita e feita.
dc.description.abstract Abstract: In this dissertation, I propose the reading of cookbooks not only from the historical perspective, but also from the writing. Having as object of study the novel The invisible life of Eurídice Gusmão, by Marta Batalha, and the cookbook Quitutes da Dª Carolina Porciúncula: Arte Culinária, by Carolina Marcondes Porciúncula, I draw a parallel between life and fiction. Eurídice and Carolina wrote cookbooks. Caroline published it. Eurídice, didn't. Culinary recipes are the writing of knowledge and flavors, graphic record materialized in delicacies. But Carolina's cookbook was annotated in the published recipes and new recipes were written on the back of the pages. Other letters, other hands make a mark in the cookbook and, thus, call authorship into question. Who writes a recipe? Is it who reads? Is it who cooks? Is it the one who writes on the pages of books? Authorship is pluralized and diluted when the recipe is read, written, and made. en
dc.format.extent 105 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Literatura brasileira
dc.subject.classification Culinária
dc.subject.classification Autoria
dc.title (N)o verso das receitas, uma página em branco: a escritura, a litura e a leitura de livros de receitas
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PLIT0903-D.pdf 4.147Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar